GUIA PRÁTICO PARA PREVENÇÃO DE AGRAVOS DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEAL, LAIS SENA-
Autor(es): dc.contributor.authorANDRIOLO, REGIS BRUNI-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, LUCIVALDO DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-27T13:24:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-27T13:24:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherGUIA PRÁTICO PARA PREVENÇÃO DE AGRAVOS DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870199-
Resumo: dc.description.abstractComo condição patológica, os transtornos de ansiedade, segundo critérios do DSM-V (Manual diagnóstico e estatístico das doenças mentais, do inglês, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), incluem transtornos que compartilham características como medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Medo é a resposta emocional à ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura (APA, 2014). Os transtornos de ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade primária por serem excessivos ou persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento. Eles diferem do medo ou da ansiedade provisória, com frequência, induzidos por estresse, por serem persistentes (p. ex., em geral durando seis meses ou mais), embora o critério para a duração seja concebido como um guia geral, com a possibilidade de algum grau de flexibilidade, sendo às vezes, de duração mais curta (APA, 2014). A ansiedade patológica gera desenvolvimento de estratégias compensatórias para evitar o contato com aquilo que lhe causa temor, além do consequente prejuízo funcional imediato, gerando consequências de médio e longo prazo (APA, 2014). Os transtornos de ansiedade surgem com sensações desagradáveis excessivas, persistentes, diante de uma ou mais situações, está diretamente ligada ao desconforto advindo de uma situação que representa perigo, antecipação de algo estranho ou novo, podendo estar associada a um sentimento de fuga e evitação (ANDRADE; PIRES, 2020). Um importante diferencial no diagnóstico dos transtornos de ansiedade ocorre quando os sintomas não são consequência dos efeitos fisiológicos do uso de uma substância/medicamento ou de outra condição médica ou não são mais bem explicados por outro transtorno mental (APA, 2014).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2256KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectANSIEDADEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
Título: dc.titleGUIA PRÁTICO PARA PREVENÇÃO DE AGRAVOS DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
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