Relatório técnico. Motivação para o processo de aprendizagem entre estudantes de medicina durante a pandemia pelo covid-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdade Pernambucana de Saúdept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, Joyce-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENA, Suélem-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorJATOBÁ, Rafaela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-26T19:39:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-26T19:39:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/890-
identificador: dc.identifier.otherRelatório técnico. Motivação para o processo de aprendizagem entre estudantes de medicina durante a pandemia pelo covid-19pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870162-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: Os processos de aprendizagem, que são moderados por inúmeros fatores, não são mais atribuídos exclusivamente ao aspecto cognitivo e ao sucesso ou não em processos avaliativos. Em função disso, para além da esfera cognitiva, faz-se necessário avaliar o afetivo-motivacional do desempenho e como essa motivação afeta a aprendizagem, pois um dos maiores objetivos da educação deve ser formar estudantes com capacidades autorregulatórias e adaptativas para alcançar suas demandas. Objetivo: Avaliar a motivação para o processo de aprendizagem durante o período pandêmico dos estudantes de medicina do 1° ao 4° ano da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Métodos: Estudo transversal, que avaliou a motivação dos estudantes de medicina, do primeiro ao quarto ano da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Como instrumento de coleta, foi utilizada a plataforma digital Google Forms, além de questionários físicos, no período de outubro a novembro de 2021, após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) através do CAAE: 47306621.2.0000.5569. Os questionários foram dois: um com duas sessões (acadêmica e sociodemográfica), além de um questionário validado, a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U), composto por 26 questões com itens relacionados a motivação intrínseca e extrínseca. Os dados foram analisados utilizando o software R versão 4.0.0. A análise descritiva foi feita através de média e desvio padrão para as variáveis quantitavas (da EMA-U), e distribuições de frequências absoluta e relativa para variáveis qualitativas (questionário acadêmico e sociodemográfico). Resultados: Através de artigo científico, demonstrou- se a pontuação da EMA-U e verificou-se o valor de 45,78 para os itens relacionados à motivação intrínseca e 32,57 para os itens relacionados à motivação extrínseca, totalizando uma pontuação de 78,35, confirmando assim uma maior motivação intrínseca. Além disso, foi elaborado um relatório para a instituição, a fim de esclarecer sobre o perfil desses estudantes e sua motivação no período pandêmico. Conclusão: Apesar do período pandêmico, a avaliação da motivação com a EMA-U mostrou que os estudantes estavam mais motivados intrinsecamente, ou seja, o nível mais alto de motivação segundo a Teoria da Autodeterminação. Possivelmente, o resultado se deve ao fato de que os estudantes já eram habituados a um estudo autodirigido. Além disso, as tutorias se mantiveram desde o início do período remoto, pois a instituição já dispunha do uso das TICs (tecnologias de informação e comunicação) no processo de ensino e aprendizagem com plataforma de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent199.64 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMotivaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19.pt_BR
Título: dc.titleRelatório técnico. Motivação para o processo de aprendizagem entre estudantes de medicina durante a pandemia pelo covid-19pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons