Metodologias ativas em ensino de Residência Médica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdade Pernambucana de Saúdept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA JUNIOR, Osman-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-26T18:38:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-26T18:38:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/746-
identificador: dc.identifier.otherMetodologias ativas em ensino de Residência Médicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870158-
Resumo: dc.description.abstractA educação médica brasileira reflete as mudanças nos contextos históricos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, passando por inúmeros modelos de ensino que ditavam as bases metodológicas do ensino. Ainda bastante vigente, podemos encontrar o modelo de ensino estruturado a partir do modelo norte americano de Abraham Flexner, publicado pelo relatório de Flexner no século XIX. Tal modelo baseia-se em moldes educacionais com base individualista, biologicista, hospitalocêntrico, com ensino voltado a disciplinas isoladas e que possuem uma visão exclusivamente anatomoclínica dos pacientes. Tais características interferem no processo de aprendizagem, uma vez que não levam o estudante a imergir e entender os determinantes sociais envolvidos no processo patológico. A globalização, a facilidade no acesso a informações, uso de tecnologias, necessidades do mercado de trabalho e a criação do SUS contribuíram para quebrar esse paradigma Flexneriano e a adoção de métodos ativos de ensino centradas no estudante tendo o professor como facilitador nesse processo. As metodologias ativas de ensino possibilitam integrar os aspectos socioculturais, humanísticos e biológicos e formar profissionais críticos, reflexivos, éticos e hábeis estando aptos a atuar em promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Dessa forma, este guia tem como objetivo instruir preceptores e estudantes médicos sobre o uso de metodologias ativas durante a residência médica, esperando contribuir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na formação de futuros profissionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.25 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResidência médicapt_BR
Título: dc.titleMetodologias ativas em ensino de Residência Médicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons