Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA JUNIOR, Osman | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-26T18:38:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-26T18:38:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/746 | - |
identificador: dc.identifier.other | Metodologias ativas em ensino de Residência Médica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870158 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação médica brasileira reflete as mudanças nos contextos históricos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, passando por inúmeros modelos de ensino que ditavam as bases metodológicas do ensino. Ainda bastante vigente, podemos encontrar o modelo de ensino estruturado a partir do modelo norte americano de Abraham Flexner, publicado pelo relatório de Flexner no século XIX. Tal modelo baseia-se em moldes educacionais com base individualista, biologicista, hospitalocêntrico, com ensino voltado a disciplinas isoladas e que possuem uma visão exclusivamente anatomoclínica dos pacientes. Tais características interferem no processo de aprendizagem, uma vez que não levam o estudante a imergir e entender os determinantes sociais envolvidos no processo patológico. A globalização, a facilidade no acesso a informações, uso de tecnologias, necessidades do mercado de trabalho e a criação do SUS contribuíram para quebrar esse paradigma Flexneriano e a adoção de métodos ativos de ensino centradas no estudante tendo o professor como facilitador nesse processo. As metodologias ativas de ensino possibilitam integrar os aspectos socioculturais, humanísticos e biológicos e formar profissionais críticos, reflexivos, éticos e hábeis estando aptos a atuar em promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Dessa forma, este guia tem como objetivo instruir preceptores e estudantes médicos sobre o uso de metodologias ativas durante a residência médica, esperando contribuir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na formação de futuros profissionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.25 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Residência médica | pt_BR |
Título: dc.title | Metodologias ativas em ensino de Residência Médica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons