Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALEXANDRE, Tatyane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENA, Suélem | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-26T19:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-26T19:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/777 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta de avaliação em cenários de prática para residência em enfermagem: guia informativo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870150 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia apresenta informações básicas sobre métodos avaliativos em cenários de prática destinado à avaliação de residentes de enfermagem, durante o período de rodízio, nos diversos setores da instituição. O material foi elaborado a partir do estudo realizado pela autora, onde foi utilizado o modelo de design instrucional de Kemp, Morrison e Ross, com a participação de preceptores do Programa de Residência em Enfermagem – PROCAPE/UPE, sendo identificados a compreensão sobre o tema, a aplicação do instrumento de avaliação no momento atual e as dificuldades em realizar o processo avaliativo dos residentes. Este produto técnico é considerado como um dos requisitos para conclusão do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. No primeiro capítulo, esclarecemos as principais características de um programa de residência e seus objetivos. A seguir, abordamos o significado e o papel do preceptor no campo de prática, além de uma breve descrição da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos domínios de aprendizagem e das competências para que o residente se desenvolva profissionalmente. No capítulo final, sugerimos os métodos de avaliação que se aplicam ao cenário de prática em enfermagem, trazendo seus conceitos e características básicas. Desta forma, propomos expor as noções para uma avaliação adequada e sua interferência em todo o processo de ensino aprendizagem. O material foi validado por experts em Educação para o Ensino na Área de Saúde e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento docente, além de sugerir o aprimoramento dos processos avaliativos em uso na atualidade, podendo ser adaptado para o âmbito multiprofissional de residências em saúde e comunidade acadêmica. Ressaltamos que o tema avaliação é amplo e merece aprofundamento para que a prática da preceptoria seja realizada de modo a contribuir com a sociedade, seja na formação de novos especialistas, seja na melhoria da qualidade da assistência ao modificar a sua própria atuação enquanto profissional do Sistema de Saúde. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 619.34 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Preceptoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Residência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de avaliação em cenários de prática para residência em enfermagem: guia informativo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons