Proposta de avaliação em cenários de prática para residência em enfermagem: guia informativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdade Pernambucana de Saúdept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALEXANDRE, Tatyane-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENA, Suélem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-26T19:31:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-26T19:31:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/777-
identificador: dc.identifier.otherProposta de avaliação em cenários de prática para residência em enfermagem: guia informativopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870150-
Resumo: dc.description.abstractEste guia apresenta informações básicas sobre métodos avaliativos em cenários de prática destinado à avaliação de residentes de enfermagem, durante o período de rodízio, nos diversos setores da instituição. O material foi elaborado a partir do estudo realizado pela autora, onde foi utilizado o modelo de design instrucional de Kemp, Morrison e Ross, com a participação de preceptores do Programa de Residência em Enfermagem – PROCAPE/UPE, sendo identificados a compreensão sobre o tema, a aplicação do instrumento de avaliação no momento atual e as dificuldades em realizar o processo avaliativo dos residentes. Este produto técnico é considerado como um dos requisitos para conclusão do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. No primeiro capítulo, esclarecemos as principais características de um programa de residência e seus objetivos. A seguir, abordamos o significado e o papel do preceptor no campo de prática, além de uma breve descrição da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos domínios de aprendizagem e das competências para que o residente se desenvolva profissionalmente. No capítulo final, sugerimos os métodos de avaliação que se aplicam ao cenário de prática em enfermagem, trazendo seus conceitos e características básicas. Desta forma, propomos expor as noções para uma avaliação adequada e sua interferência em todo o processo de ensino aprendizagem. O material foi validado por experts em Educação para o Ensino na Área de Saúde e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento docente, além de sugerir o aprimoramento dos processos avaliativos em uso na atualidade, podendo ser adaptado para o âmbito multiprofissional de residências em saúde e comunidade acadêmica. Ressaltamos que o tema avaliação é amplo e merece aprofundamento para que a prática da preceptoria seja realizada de modo a contribuir com a sociedade, seja na formação de novos especialistas, seja na melhoria da qualidade da assistência ao modificar a sua própria atuação enquanto profissional do Sistema de Saúde.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent619.34 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPreceptoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResidênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuiapt_BR
Título: dc.titleProposta de avaliação em cenários de prática para residência em enfermagem: guia informativopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons