Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PATRIOTA, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, Patricia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DUQUE, Taciana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENA, Suélem | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-26T15:37:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-26T15:37:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/574 | - |
identificador: dc.identifier.other | Análise da implantação de aula invertida na aprendizagem do exame clínico no curso de medicina - Relatório técnico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870143 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO Introdução: A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma Metodologia Ativa de Aprendizagem caracterizada pelo envio antecipado de materiais didáticos aos estudantes, de modo que o momento sala-de-aula seja inteiramente dedicado a atividades não expositivas. A SAI foi implementada, desde 2019, para aprendizagem do Exame Clínico para alunos da graduação de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde. Métodos: consistiu na análise de intervenção educacional com controle histórico sobre a implantação da metodologia da sala de aula invertida realizada em quatro fases. A primeira delas foi a avaliação da opinião de 2 tutores por meio de entrevista semiestruturada sobre o processo de implantação da SAI e funcionamento inicial. A segunda foi a avaliação de 44 estudantes de Medicina, por meio de questionário Likert, sobre a aprendizagem com a nova metodologia. A terceira consistiu na avaliação das notas obtidas pelos estudantes que vivenciaram o aprendizado do Exame Clínico em SAI em relação àqueles que vivenciaram a metodologia anterior baseada em miniexposição seguida de prática. A quarta fase consistiu na elaboração de Relatório Técnico sobre a implantação da SAI. Resultados: Os tutores conheciam pouco sobre a metodologia antes da implantação e acreditam que sua implantação promoveu ganhos, como uma maior dedicação dos estudantes ao estudo individual. As maiores dificuldades encontradas foram duas, readaptar o modus operandi dos monitores e criar muitas questões para os minitestes. Os tutores acreditam que as avaliações ainda precisam ser aprimoradas para captar melhor a aprendizagem do Exame Clínico. Os alunos se sentem bem adaptados e concordam com os benefícios da Sala de Aula Invertida, dentre eles: sentir-se estimulado a estudar, desenvolver a prática com mais facilidade e a presença dos pré-testes que ajudam a aprimorar o estudo individual. Os resultados da comparação das notas mostraram um aumento significativo nas notas ao comparar os alunos que vivenciaram a Sala de Aula Invertida com os que vivenciaram a metodologia anterior. Conclusão: A metodologia foi implantada de maneira satisfatória, de acordo com avaliação obtida por docentes e discentes e corroborada pela melhora dos escores obtidos pelos discentes. Palavras-chave: Exame Físico; Educação Médica; Aprendizagem; Anamnese; Metodologia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 259.17 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Exame físico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anamnese | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Título: dc.title | Análise da implantação de aula invertida na aprendizagem do exame clínico no curso de medicina - Relatório técnico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons