Análise da implantação de aula invertida na aprendizagem do exame clínico no curso de medicina - Relatório técnico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdade Pernambucana de Saúdept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPATRIOTA, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorBEZERRA, Patricia-
Autor(es): dc.contributor.authorDUQUE, Taciana-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENA, Suélem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-26T15:37:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-26T15:37:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/574-
identificador: dc.identifier.otherAnálise da implantação de aula invertida na aprendizagem do exame clínico no curso de medicina - Relatório técnicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870143-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO Introdução: A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma Metodologia Ativa de Aprendizagem caracterizada pelo envio antecipado de materiais didáticos aos estudantes, de modo que o momento sala-de-aula seja inteiramente dedicado a atividades não expositivas. A SAI foi implementada, desde 2019, para aprendizagem do Exame Clínico para alunos da graduação de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde. Métodos: consistiu na análise de intervenção educacional com controle histórico sobre a implantação da metodologia da sala de aula invertida realizada em quatro fases. A primeira delas foi a avaliação da opinião de 2 tutores por meio de entrevista semiestruturada sobre o processo de implantação da SAI e funcionamento inicial. A segunda foi a avaliação de 44 estudantes de Medicina, por meio de questionário Likert, sobre a aprendizagem com a nova metodologia. A terceira consistiu na avaliação das notas obtidas pelos estudantes que vivenciaram o aprendizado do Exame Clínico em SAI em relação àqueles que vivenciaram a metodologia anterior baseada em miniexposição seguida de prática. A quarta fase consistiu na elaboração de Relatório Técnico sobre a implantação da SAI. Resultados: Os tutores conheciam pouco sobre a metodologia antes da implantação e acreditam que sua implantação promoveu ganhos, como uma maior dedicação dos estudantes ao estudo individual. As maiores dificuldades encontradas foram duas, readaptar o modus operandi dos monitores e criar muitas questões para os minitestes. Os tutores acreditam que as avaliações ainda precisam ser aprimoradas para captar melhor a aprendizagem do Exame Clínico. Os alunos se sentem bem adaptados e concordam com os benefícios da Sala de Aula Invertida, dentre eles: sentir-se estimulado a estudar, desenvolver a prática com mais facilidade e a presença dos pré-testes que ajudam a aprimorar o estudo individual. Os resultados da comparação das notas mostraram um aumento significativo nas notas ao comparar os alunos que vivenciaram a Sala de Aula Invertida com os que vivenciaram a metodologia anterior. Conclusão: A metodologia foi implantada de maneira satisfatória, de acordo com avaliação obtida por docentes e discentes e corroborada pela melhora dos escores obtidos pelos discentes. Palavras-chave: Exame Físico; Educação Médica; Aprendizagem; Anamnese; Metodologia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent259.17 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectExame físicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnamnesept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Título: dc.titleAnálise da implantação de aula invertida na aprendizagem do exame clínico no curso de medicina - Relatório técnicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons