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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Ivone Nunes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Raimundo Laerton de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-26T18:06:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-26T18:06:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mitologia africana e afro-brasileira na disciplina de Filosofia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870136 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo sobre a valorização da cultura africana e afro-brasileira na disciplina de Filosofia do ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) busca investigar a mitologia africana e afro-brasileira como componente da disciplina de Filosofia e a sua possível contribuição para a formação integral dos estudantes no Instituto Federal do Tocantins, Campus Araguatins. Buscou-se, primeiramente, o embasamento teórico a partir de autores que discutem sobre a educação profissional e tecnológica, a formação omnilateral e a cultura africana e afro-brasileira. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória e adota uma abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa participante e documental. O objetivo deste trabalho é contribuir com a formação omnilateral dos estudantes da 2ª série do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, por meio de uma ação pedagógica voltada para o fortalecimento do pensamento crítico acerca da mitologia africana e afro-brasileira a partir da disciplina de Filosofia. Entende-se que é importante fortalecer o diálogo entre o ensino de Filosofia e os aspectos da cultura africana e afro-brasileira na educação básica, como forma de contribuir para a formação integral dos estudantes. Assim, espera-se que este estudo contribua para a melhor compreensão dos educandos sobre os aspectos relativos à cultura africana e afro-brasileira para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conhecedores da realidade em que estão inseridos, além de proporcionar momentos de reflexão para os professores de Filosofia, como também auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 35,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana e afro-brasileira; Educação profissional e tecnológica; Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | Mitologia africana e afro-brasileira na disciplina de Filosofia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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