Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BASTOS, Tereza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FALBO NETO, Gilliatt | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MAIA, Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-26T15:52:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-26T15:52:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/578 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso para desenvolvimento de docentes da área de saúde em Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Based Learning) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870132 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A evolução das ciências da saúde tem solicitado cada vez mais dos profissionais, o empenho em se capacitar para atender às demandas epidemiológicas da população da área em que vai atuar. Por sua vez, os docentes responsáveis pelos estudantes em formação, necessitam estar preparados pedagogicamente, de forma a contribuir para o desenvolvimento de indivíduos com pensamento crítico e habilidades necessárias para o desempenho do trabalho em equipe. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Saúde (DCNs) reconhecem a necessidade de mudanças nos currículos de graduação, antes centradas no professor, disciplinares, produzindo uma aprendizagem passiva. Indicam a utilização de metodologias ativas, onde os estudantes devem desempenhar um papel central na sua aprendizagem, culminando numa melhor formação profissional. Dentre as proposições de metodologias ativas preconizadas pelas DCNs, destacamos, em meio a outros métodos, a Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE) ou Team Based Learning (TBL), cujos benefícios incluem o desenvolvimento de habilidade para uma aprendizagem auto dirigida, em equipe, contextualizada, e baseada em problemas reais da sociedade, oportunizando a compreensão da utilidade do que está sendo aprendido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Colaborativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de Validação | pt_BR |
Título: dc.title | Curso para desenvolvimento de docentes da área de saúde em Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Based Learning) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons