Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Josué Jorge, Gonçalves da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | José Tarcísio, Lourenço Pontes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | João Helvis, Rodrigues de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-25T18:38:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-25T18:38:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ARTE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870125 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo explora a relação intrínseca entre arte, cultura e identidade, destacando o papel da arte como catalisadora da mudança social. A arte, como forma de expressão humana, transcende a mera reprodução da realidade, atuando como um reflexo, um molde e um transformador da cultura. Através da arte, indivíduos e comunidades expressam suas visões de mundo, constroem e renegociam suas identidades, e desafiam normas e valores. A representatividade na arte é fundamental para garantir que as vozes e as histórias de todos os grupos sociais sejam ouvidas e valorizadas, combatendo a invisibilidade e a exclusão. A arte também promove a inclusão social, o diálogo intercultural e a empatia, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e equitativo. No entanto, a valorização da diversidade na arte enfrenta desafios como o preconceito, a discriminação e a falta de acesso à cultura. Para superar esses obstáculos, é fundamental articular políticas públicas, programas educacionais e ação coletiva que visem a democratização do acesso à arte e a valorização da diversidade cultural. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 875 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e Cultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
Título: dc.title | Arte como catalisadora da mudança social: Diálogo intercultural, empatia e construção de um futuro mais justo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons