Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rahmeier, Geovana Lopes Leal | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Márcio Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-25T23:44:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-25T23:44:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para ensino de físico-química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870113 | - |
Resumo: dc.description.abstract | dologia de implementação de Sequência Didática para o ensino de Físico- Química baseada no V de Gowin discutida na dissertação de mestrado da autora. Resumidamente: A) Escolhidos os temas das aulas (Cinética Química, Termoquímica e Teoria das Colisões no caso) e limitando-se o tempo para abordar cada conteúdo em 3 encontros de 50 minutos, procedeu-se à aplicação do V de Gowin para delimitar quais os conceitos centrais necessários à discussão de cada tópico. B) Com os conceitos químicos delimitados pelo docente, pode-se elaborar o material didático digital para subsidiar a aula teórica (Eixo Conceitual). C) Os mesmos conceitos devem poder ser evidenciados no experimento. O docente escolhe experimentos simples de realizar em frente a uma câmera (de preferência em tomada única) e procede à filmagem e à edição do vídeo. D) Assim sendo, quando assistido o vídeo experimento, o estudante pode coletar dados (Eixo Observacional) e confrontar esses dados com os conceitos apresentados pelo professor a fim de interpretar e dar resposta à questão central proposta pelo professor (Eixo Metodológico). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18879 kbytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | epub | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | experimentação no ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | V de Gowin | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | vídeos | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática para ensino de Físico-Química com vídeo-experimentos: um guia prático para professores do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Físico-Química | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência didática para ensino de físico-química.epub | 18,88 MB | Unknown | /bitstream/capes/870113/2/Sequência didática para ensino de físico-química.epubDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons