Turma da Mônica em HQ X Capacitismo: proposta de leitura e interpretação para o ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Fernanda Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-25T13:00:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-25T13:00:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-25-
identificador: dc.identifier.otherTurma da Mônica em HQ X Capacitismo: proposta de leitura e interpretação para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870106-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, em forma de livro, apresenta, por meio de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica (HQs), os resultados de uma investigação sobre a abordagem destinada às personagens com deficiência oriundas dessas HQs, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2022 a 2024, cujo resultado é a dissertação intitulada “Turma da Mônica em: abordagem de personagens com deficiência na perspectiva da inclusão para o ensino fundamental”. Dessa forma, analisam-se algumas HQs da Turma da Mônica que abordagem de personagens com deficiência na perspectiva da inclusão em oposição ao capacitismo. A análise das HQs possui como embasamento teórico, principalmente, Amaral (1998), Gonçalves; Albino; Vaz (2009), Vendramin (2009). O corpus é formado por cinco HQs, retiradas do projeto da Controladoria-Geral da União - CGU “Um por todos e todos por um!” e duas específicas do personagem André. A hipótese de resultado da análise do corpus é de que, apesar de haver uma tentativa em abordar a inclusão de personagens com deficiência nas HQs da Turma da Mônica, o tipo de abordagem ainda remete, muitas vezes, ao viés capacitista, representado, na maioria das vezes, pela tomada da pessoa pela deficiência. O produto educacional, resultado das análises propostas será um livro em formato digital destinado a docentes do ensino fundamental e indicará norteadores para o trabalho de leitura e interpretação de HQs da Turma da Mônica na perspectiva da inclusão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent52.867 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCapacitismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com Deficiênciapt_BR
Título: dc.titleTurma da Mônica em HQ X Capacitismo: proposta de leitura e interpretação para o ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons