Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdadae Pernambucana de Saúde | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SIDRIM, Leôncio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, Patricia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FALBO NETO, Gilliatt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T20:12:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T20:12:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/519 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relatório técnico: elaboração e validação de um instrumento padronizado de avaliação global de competências para múltiplos cenários do exame clínico objetivo estruturado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870091 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO Cenário: O perfil profissional do egresso do curso de medicina é um dos principais fatores que desencadearam, nos últimos 50 anos, o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de competências nos cursos de medicina em todo o mundo. O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), surgido em 1975, é a ferramenta mais comum, a qual parte de um método de avaliação prática simulada que tem como objetivo avaliar as competências clínicas em situações planejadas e padronizadas. A aferição dos resultados no OSCE geralmente é realizada por meio de checklists que, por serem binários, podem não se adequar a todas as situações. Nesse contexto, surgiram as Escalas de Avaliação Global, que buscam avaliar o estudante de forma holística, com alta confiabilidade. Objetivo: Elaborar e validar um instrumento padronizado de avaliação global de competências para o OSCE. Métodos: Foi realizado um estudo de elaboração e validação de um instrumento de avaliação global de competências para utilização em múltiplos cenários do OSCE. O teste passou por uma validação de conteúdo através da análise em painel virtual por especialistas. A análise do grupo focal foi realizada através de métodos qualitativos e a análise dos formulários através da obtenção do Índice de Validade de Conteúdo e Valor de Kappa. Por fim, a validação semântica foi realizada com o auxílio de um formulário estruturado acerca da clareza e pertinência dos itens realizado com docentes da instituição que aplicam o OSCE. Resultados: O processo resultou em um questionário com 28 itens dividido em três competências: anamnese, exame físico e procedural. Os itens foram classificados pela dimensão em habilidades ou atitudes. O instrumento como um todo foi bem avaliado pelo comitê de juízes, com boa validade semântica e de conteúdo, um total de 86% dos itens obtiveram IVC global maior que 0,75. Os quatro itens discordantes (13,3%), que receberam o coeficiente de Kappa menor que 0,40, tiveram modificações ou foram excluídos, visando uma melhor adequação do instrumento. Conclusão: Obtivemos um instrumento padronizado, válido e adequado para aplicação em diversos cenário do OSCE. Tal instrumento se mostra ser uma ferramenta mais eficiente no processo avaliativo das competências de médicos em formação. Novos estudos são necessários para avaliar a aplicação do instrumento por meio de teste piloto e validação interna. Palavras-chave: Educação médica; Lista de checagem; Educação baseada em competências; Estudos de validação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 296.4 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumento padronizado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Exame clínico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação global | pt_BR |
Título: dc.title | Relatório técnico: elaboração e validação de um instrumento padronizado de avaliação global de competências para múltiplos cenários do exame clínico objetivo estruturado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons