Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIPAMPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BASTOS, AMÉLIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T18:59:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T18:59:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TECNOLOGIAS PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870081 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O caderno a temática da produção de recursos didáticos mediadores do conhecimento científicO para estudantes com deficiência. O tema vem sendo nosso objeto de estudo no Núcleo de Estudos em Inclusão – NEI, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé-RS, o qual convidamos o leitor a conhecer através do site: NEI Os recursos produzidos pelo NEI têm como balizas, a psicologia histórico-cultural; o desenho universal e o desenho universal para a aprendizagem, bem como, a legislação sobre a pessoa com deficiência, que traz em seu bojo conceitos e direitos relacionados à acessibilidade, as barreiras, a tecnologia assistiva, as adequações razoáveis. De igual modo, são balizas os conhecimentos do campo da educação especial.Todo o material produzido tem como principal interlocutor a pessoa com deficiência. Os recursos desenvolvidos pelo NEI buscam remover as barreiras que impedem o acesso da pessoa com deficiência ao conhecimento escolar. Nesse sentido, o NEI assume uma concepção social de deficiência, entendendo que a condição orgânica é individual, mas as barreiras que impedem sua plena participação, são sociais. A cegueira, por exemplo, é uma condição individual, mas a falta de livros acessíveis em braille e com áudio- -descrição, é uma barreira social. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | , RECURSO DIDÁTICO ASSISTIVO,PRODUÇAO DE MATERIAL ACESSÍVEL; PESSOA COM DEFICIÊNCIA; | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOLOGIAS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA INOVA EAD | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Caderno Amélia - NEI - Finalizado (1).pdf | 880,21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870081/2/Caderno Amélia - NEI - Finalizado (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons