Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vitorassi, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Vanessa Largo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T18:03:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T18:03:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Rodrigo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870079 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No contexto da educação matemática, a articulação entre frações, decimais e porcentagens é fundamental para o desenvolvimento de competências numéricas sólidas e a compreensão abrangente dos números racionais. No entanto, muitas vezes, os alunos enfrentam dificuldades em compreender as relações entre essas representações e em aplicá-las em diferentes contextos. Diante dessa necessidade de aprimoramento do ensino e da aprendizagem desses conteúdos, surge a proposta deste curso presencial, concebido como uma iniciativa de aprimoramento pedagógico para professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal é proporcionar aos educadores uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a articulação de representações numéricas na reta numérica, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fornecendo subsídios teóricos e práticos para enriquecer suas práticas pedagógicas. Apresentamos neste material diversos exemplos de erros cometidos por alunos do Ensino Fundamental II em questões matemáticas específicas. A análise detalhada desses erros permitirá aos professores uma compreensão mais profunda das dificuldades enfrentadas pelos estudantes, além de fornecer insights sobre possíveis lacunas no processo de ensino e de aprendizagem. O produto educacional também incluiu referências teóricas relevantes e sugestões práticas para aprimorar a prática docente e enriquecer o ambiente de sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,27 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Erros de alunos | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de formação continuada para professores de Matemática do Ensino Fundamental II: erros de alunos em frações, decimais e porcentagens | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Rodrigo.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870079/2/Produto Educacional Rodrigo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons