
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIPAMPA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | gomes machado, JAQUELINE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BASTOS, AMÉLIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T20:12:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T20:12:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/611 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Alternativas pedagógicas para o ensino de alunos com baixa visão: o ensino de cinemática escalar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870075 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A deficiência visual é uma barreira no campo da visão determinada por dois grupos de deficiência: cegueira e a baixa visão. Diferentes recursos educacionais favorecem o processo de escolarização dos alunos com estas necessidades especiais, como, por exemplo, materiais táteis e sinestésicos. O trabalho propõe, a partir da identificação de aspectos que favorecem ou dificultam o ensino de cinemática escalar para um aluno com baixa visão, a construção de recursos alternativos ao ensino. Estes recursos foram construídos e avaliados por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica. O produto deste trabalho foi um guia de orientações ao professor sobre aspectos a serem considerados na produção de materiais para alunos com baixa visão, além de uma sequência didática utilizando recursos de acessibilidade. | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | CEGOS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
| Título: dc.title | Alternativas pedagógicas para o ensino de alunos com baixa visão: o ensino de cinemática escalar | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇAO INCLUSIVA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons