O ensino de ciências a partir do desenho universal para a aprendizagem: possibilidades para a educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIPAMPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPIMENTEL, DEBORA-
Autor(es): dc.contributor.authorBASTOS, AMÉLIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-24T20:04:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-24T20:04:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/2547-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de ciências a partir do desenho universal para a aprendizagem: possibilidades para a educação de jovens e adultospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870074-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de Ciências, construída a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem - pressuposto teórico-metodológico que propõe a remoção de toda e qualquer barreira no processo de ensino, possibilitando a aprendizagem para todos os alunos, abordando o conteúdo de Sistema Respiratório. O pressuposto teórico-metodológico Desenho Universal para a Aprendizagem está organizado em três princípios: Proporcionar modos múltiplos de apresentação (o “quê” da aprendizagem); Proporcionar modos múltiplos de ação e expressão (o “como” da aprendizagem) e Proporcionar modos múltiplos de autodesenvolvimento (o “porquê” da aprendizagem). O estudo desenvolvido a partir deste pressuposto, deu-se por meio da realização de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que buscou planejar, implementar e avaliar suas contribuições no ensino de conceitos afetos ao conteúdo de Sistema Respiratório, para uma turma de Educação de Jovens e Adulto de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da Cidade de Bagé/Rio Grande do Sul. Os procedimentos de coleta de dados envolveram entrevista semiestruturada, diário de campo e observação. O primeiro tem como característica a liberdade do entrevistado em falar sobre o assunto, porém o pesquisador deverá manter o foco, o segundo tem como característica a relevância dos registrados da pesquisadora com relação ao tema em estudo e, por sua vez, o terceiro será utilizado durante toda a intervenção, objetivando a construção do conhecimento. A teoria utilizada para análise dos dados foi a análise temática. Os dados foram analisados a partir de três categorias teóricas, nomeadamente os três princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem.pt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Título: dc.titleO ensino de ciências a partir do desenho universal para a aprendizagem: possibilidades para a educação de jovens e adultospt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇAO INCLUSIVApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons