Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIPAMPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PIMENTEL, DEBORA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BASTOS, AMÉLIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T20:04:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T20:04:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/2547 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de ciências a partir do desenho universal para a aprendizagem: possibilidades para a educação de jovens e adultos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870074 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de Ciências, construída a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem - pressuposto teórico-metodológico que propõe a remoção de toda e qualquer barreira no processo de ensino, possibilitando a aprendizagem para todos os alunos, abordando o conteúdo de Sistema Respiratório. O pressuposto teórico-metodológico Desenho Universal para a Aprendizagem está organizado em três princípios: Proporcionar modos múltiplos de apresentação (o “quê” da aprendizagem); Proporcionar modos múltiplos de ação e expressão (o “como” da aprendizagem) e Proporcionar modos múltiplos de autodesenvolvimento (o “porquê” da aprendizagem). O estudo desenvolvido a partir deste pressuposto, deu-se por meio da realização de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que buscou planejar, implementar e avaliar suas contribuições no ensino de conceitos afetos ao conteúdo de Sistema Respiratório, para uma turma de Educação de Jovens e Adulto de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da Cidade de Bagé/Rio Grande do Sul. Os procedimentos de coleta de dados envolveram entrevista semiestruturada, diário de campo e observação. O primeiro tem como característica a liberdade do entrevistado em falar sobre o assunto, porém o pesquisador deverá manter o foco, o segundo tem como característica a relevância dos registrados da pesquisadora com relação ao tema em estudo e, por sua vez, o terceiro será utilizado durante toda a intervenção, objetivando a construção do conhecimento. A teoria utilizada para análise dos dados foi a análise temática. Os dados foram analisados a partir de três categorias teóricas, nomeadamente os três princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de ciências a partir do desenho universal para a aprendizagem: possibilidades para a educação de jovens e adultos | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇAO INCLUSIVA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons