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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIPAMPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, ELISANGELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BASTOS, AMÉLIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T20:02:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T20:02:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/4008 | - |
identificador: dc.identifier.other | Desenho universal para a aprendizagem no ensino de ciências: estratégias para o estudo do sistema digestório | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870073 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de Ciências construída a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL) - pressuposto teórico-metodológico que propõe a organização de práticas pedagógicas acessíveis e propulsoras de aprendizagem para todos os alunos. O UDL é uma abordagem educacional que objetiva o sucesso dos processos educativos a partir da construção de currículos flexíveis. Este pressuposto está organizado em três grandes princípios, sendo eles: Proporcionar modos múltiplos de Representação (o “quê” da aprendizagem), Proporcionar modos múltiplos de ação e expressão (o “como” da aprendizagem) e Proporcionar modos múltiplos de autodesenvolvimento (o “porquê” da aprendizagem). O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que buscou planejar, implementar e avaliar essa proposta a partir dos princípios do UDL, sobre a temática do sistema digestório, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, identificando contribuições e limitações deste pressuposto na construção dos conceitos científicos abordados. A Sequência Didática foi planejada para alunos com diferentes estilos cognitivos e deficiências, incluindo alunas com Déficit intelectual e surda. Cada princípio foi atendido na sua proposição com atividades variadas. A avaliação foi feita durante todo o processo e foram utilizadas listas de verificação e instrumentos de avaliação qualitativos. Os dados da investigação foram coletados por instrumentos como observação, questionário de múltipla escolha, diário de campo e análise documental e analisados por meio de análise de conteúdo. O estudo comprovou que os princípios do UDL podem apoiar o Ensino de Ciências, suas estratégias foram muito importantes para a construção da aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | DESENHO UNIVERSAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Título: dc.title | Título: Desenho universal para a aprendizagem no ensino de ciências: estratégias para o estudo do sistema digestório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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