Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marinelli, Crislaine Aparecida Hissai Miyasaki | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Merli, Renato Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T17:55:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T17:55:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Crislaine | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870064 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Geometria Espacial desempenha um papel importante na matemática desde os anos iniciais e está presente diariamente na vida dos estudantes. É necessária para aperfeiçoar a abstração de conteúdos presentes nos anos finais e no ensino médio. Entretanto, os estudantes se deparam com alguns obstáculos para assimilar conceitos geométricos. Perante esta problematização, surge uma Sequência Didática que utiliza Modelagem Matemática através de materiais manipuláveis e Gamificação utilizando a plataforma Matific e jogo prático, baseados na escala de Van Hiele. O propósito consiste em mostrar aos profissionais da educação uma oportunidade de aprimoramento de seus conhecimentos acerca da Escala de Van Hiele, Metodologias Ativas e sólidos geométricos, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com embasamento teórico e orientação prática a fim de enriquecer as abordagens pedagógicas empregadas pelos educadores. Demonstramos no produto educacional uma Sequência Didática composta por três fases que através de atividades práticas e gamificadas, criam oportunidades para os estudantes compreenderem características dos sólidos geométricos de maneira eficaz e elevarem os níveis na escala de Van Hiele. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,77 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escala de Van Hiele. | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta de sequência didática no ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6⁰ ano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Crislaine.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870064/2/Produto Educacional Crislaine.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons