Uma proposta de sequência didática no ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6⁰ ano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarinelli, Crislaine Aparecida Hissai Miyasaki-
Autor(es): dc.contributor.authorAssumpção, Rosangela Aparecida Botinha-
Autor(es): dc.contributor.authorMerli, Renato Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-24T17:55:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-24T17:55:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Crislainept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870064-
Resumo: dc.description.abstractA Geometria Espacial desempenha um papel importante na matemática desde os anos iniciais e está presente diariamente na vida dos estudantes. É necessária para aperfeiçoar a abstração de conteúdos presentes nos anos finais e no ensino médio. Entretanto, os estudantes se deparam com alguns obstáculos para assimilar conceitos geométricos. Perante esta problematização, surge uma Sequência Didática que utiliza Modelagem Matemática através de materiais manipuláveis e Gamificação utilizando a plataforma Matific e jogo prático, baseados na escala de Van Hiele. O propósito consiste em mostrar aos profissionais da educação uma oportunidade de aprimoramento de seus conhecimentos acerca da Escala de Van Hiele, Metodologias Ativas e sólidos geométricos, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com embasamento teórico e orientação prática a fim de enriquecer as abordagens pedagógicas empregadas pelos educadores. Demonstramos no produto educacional uma Sequência Didática composta por três fases que através de atividades práticas e gamificadas, criam oportunidades para os estudantes compreenderem características dos sólidos geométricos de maneira eficaz e elevarem os níveis na escala de Van Hiele.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,77 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscala de Van Hiele.pt_BR
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática no ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6⁰ anopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons