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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Fluminense Federal | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia da Silva, Janie | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cantuária Nobre Andrade, Flávia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T17:54:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T17:54:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | A (IN)VISIBILIDADE DO PROFESSOR COM DEFICIÊNCIA: (DES)CAMINHOS DA INCLUSÃO LABORAL NO MUNICIPIO DE NITERÓI | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870063 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão laboral de pessoas com deficiência, é um tema de grande relevância social e acadêmica. Apesar do avanço das políticas públicas de inclusão, como a Lei de Cotas, os professores com deficiência ainda enfrentam uma série de desafios para a sua plena participação e desenvolvimento profissional no sistema educacional. Esses desafios vão desde as barreiras físicas e atitudinais, até a falta de recursos e apoio adequados. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando histórias de vida e narrativas para explorar as experiências e percepções dos docentes com deficiência que atuam na Rede Municipal de Niterói. O objetivo desse trabalho foi a criação de um e-book que destacasse os desafios vivenciados por esses profissionais e apontasse os possíveis caminhos para superá-los. Dessa forma contribuindo para a reflexão e problematização de atitudes e comportamentos que podem afetar a inclusão social e laboral dos docentes participantes. O estudo se baseou na pesquisa bibliográfica e em base de dados públicos, registrando e transcrevendo as narrativas como recursos de reflexão. Isso permitiu trazer à luz às experiências dos docentes participantes e os impactos emocionais que podem impedir o pleno desenvolvimento de atuação e prática laboral desses profissionais. Os resultados indicam uma escassez de literatura sobre a inclusão laboral de docentes com deficiência na Educação Básica, uma falta de dados públicos sobre o número de professores com deficiência que atuam na rede de ensino de Niterói, e uma implementação insuficiente da lei de cotas nos concursos públicos. A invisibilidade dos docentes na rede, demonstrado pela falta de políticas públicas de atenção e acolhimento à entrada por concurso desses profissionais, sugere a existência de capacitismo institucional. Isso é evidenciado pelo que os Estudos da Deficiência chamam de “Fadiga de Acesso”, referindo-se às dificuldades que os profissionais têm em ter suas necessidades de acessibilidade atendidas. Além disso, as entrevistas com os docentes revelaram a necessidade de melhorias de infraestrutura, formação continuada e, principalmente, em relação à acessibilidade e à luta contra o capacitismo na rede. Esses achados destacam a necessidade de políticas públicas e práticas mais eficazes para promover a inclusão laboral dos docentes com deficiência. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2470kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão laboral, Capacitismo, Professores com deficiência | - |
Título: dc.title | A (IN)VISIBILIDADE DO PROFESSOR COM DEFICIÊNCIA:(DES)CAMINHOS DA INCLUSÃO LABORAL NO MUNICIPIO DE NITEROI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Biologia | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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A (IN)VISIBILIDADE DO PROFESSOR COM DEFICIÊNCIA FINAL.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870063/1/A (IN)VISIBILIDADE DO PROFESSOR COM DEFICIÊNCIA FINAL.pdfDownload |
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