Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Novais, Gildete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-24T11:39:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-24T11:39:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Gildete | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870059 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho examina como a toponímia pode ser utilizada como uma ferramenta no ensino de história, permitindo aos alunos conectarem-se de forma mais significativa com o passado e compreenderem melhor as complexidades da construção da identidade coletiva. Ao explorar a toponímia em sala de aula, os educadores podem estimular o pensamento crítico, promover a reflexão sobre a relação entre nomeação de lugares e eventos históricos, problematizar o processo de criação da diversidade cultural. Para isso, analisou-se os conceitos de entre toponímia, memória, identidade e como eles podem contribuir para o Ensino de História. A toponímia, como o estudo dos nomes de lugares, desempenha um papel na preservação da memória coletiva e na construção da identidade de uma sociedade e, através da análise dos nomes geográficos, podemos desvendar aspectos históricos, sociais e culturais de uma cidade. A análise das fontes será amparada nos postulados teóricos metodológicos da Micro-história, na medida em que nos interessa uma observação em escala reduzida dos fatos históricos e a ênfase ao estudo dos personagens que, por certo, não passariam de vultos anônimos e figuras despercebidas na multidão. O percurso da investigação deve dar conta, também, de situações e realidades mais específicas. Por meio da microanálise, é possível focar a lente e acompanhar de perto diversas trajetórias naquilo que elas têm de singular e de plural, sendo possível, às vezes, descobertas que não seriam com outros métodos. O presente estudo destaca a importância de integrar a toponímia no currículo escolar como uma abordagem inovadora para o ensino de história, enriquecendo assim a experiência educacional dos alunos. Propusemos, como dimensão pedagógica, uma aula de campo a partir da simulação de uma sessão na Câmara de Vereadores da cidade, com a criação e votação de um projeto de lei que nomeou um espaço na escola em que trabalho, o que resultou em um importante exercício de aula histórica para a comunidade escolar. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Memória e Identidade, História Local, Micro- história, Toponímia, Vitória da Conquista. | pt_BR |
Título: dc.title | Pelas ruas de Conquista: Toponímia e Memória para o Ensino de História na Educação Básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - pós defesa I.pdf | 11,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870059/2/Dissertação - pós defesa I.pdfDownload | |
Sequência Didática_merged.pdf | 7,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870059/3/Sequência Didática_merged.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons