Pelas ruas de Conquista: Toponímia e Memória para o Ensino de História na Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNovais, Gildete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-24T11:39:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-24T11:39:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-24-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Gildetept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870059-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho examina como a toponímia pode ser utilizada como uma ferramenta no ensino de história, permitindo aos alunos conectarem-se de forma mais significativa com o passado e compreenderem melhor as complexidades da construção da identidade coletiva. Ao explorar a toponímia em sala de aula, os educadores podem estimular o pensamento crítico, promover a reflexão sobre a relação entre nomeação de lugares e eventos históricos, problematizar o processo de criação da diversidade cultural. Para isso, analisou-se os conceitos de entre toponímia, memória, identidade e como eles podem contribuir para o Ensino de História. A toponímia, como o estudo dos nomes de lugares, desempenha um papel na preservação da memória coletiva e na construção da identidade de uma sociedade e, através da análise dos nomes geográficos, podemos desvendar aspectos históricos, sociais e culturais de uma cidade. A análise das fontes será amparada nos postulados teóricos metodológicos da Micro-história, na medida em que nos interessa uma observação em escala reduzida dos fatos históricos e a ênfase ao estudo dos personagens que, por certo, não passariam de vultos anônimos e figuras despercebidas na multidão. O percurso da investigação deve dar conta, também, de situações e realidades mais específicas. Por meio da microanálise, é possível focar a lente e acompanhar de perto diversas trajetórias naquilo que elas têm de singular e de plural, sendo possível, às vezes, descobertas que não seriam com outros métodos. O presente estudo destaca a importância de integrar a toponímia no currículo escolar como uma abordagem inovadora para o ensino de história, enriquecendo assim a experiência educacional dos alunos. Propusemos, como dimensão pedagógica, uma aula de campo a partir da simulação de uma sessão na Câmara de Vereadores da cidade, com a criação e votação de um projeto de lei que nomeou um espaço na escola em que trabalho, o que resultou em um importante exercício de aula histórica para a comunidade escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Memória e Identidade, História Local, Micro- história, Toponímia, Vitória da Conquista.pt_BR
Título: dc.titlePelas ruas de Conquista: Toponímia e Memória para o Ensino de História na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusãopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons