AFROJIN: RACIALIDADE E AFROSSABERES NA ESCOLA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, JORIA ANE LIMA BATISTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-23T20:34:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-23T20:34:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-24-
identificador: dc.identifier.other2014_dis_jalbalmeida.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870018-
Resumo: dc.description.abstractA finalidade desse estudo foi compreender e valorizar as contribuições dadas pela Sociologia às relações étnico-raciais, africanidades e autoidentificação racial dos jovens estudantes a partir de intervenções pedagógicas em uma escola da rede pública e profissional do Estado do Ceará. A partir dos debates realizados na escola sobre os conceitos de discriminação, preconceito, segregação, racismo, antirracismo, etnia e multiculturalismo várias inquietações foram mobilizadas pelos estudantes. Percebi além das dúvidas, a dificuldade em expressar as pertenças raciais, um silenciamento diante dos saberes relacionados às religiões afro- brasileiras, Tais inquietações posteriormente formaram as problemáticas que fundamentam a pesquisa. Durante as aulas apresentei diferentes referenciais negros no estudo da Antropologia como: Kabengele Munanga e Lélia González. A partir da trajetória desses autores, percebi maior engajamento à temática visto que trechos das obras dos autores foram apresentados e os estudantes se perceberam nestas produções. Um grupo de estudantes me procurou interessado em saber mais sobre autores e autoras negras e assim iniciamos conversas durante os intervalos sobre os mesmos – criava-se, assim, a gênese do que chamaríamos de AFROJIN. De maneira geral, a intervenção pedagógica – AFROJIN - que fundamenta a pesquisa ocorreu no ano de 2021, em uma escola localizada em Guaiúba (CE) e, para além de ação pontual, buscou-se planejar e executar um projeto interdisciplinar nesta temática visando proporcionar a oportunidade aos professores de Sociologia de traçarem novas maneiras de incentivar a autonomia estudantil a partir da importância dada às sugestões e problemáticas elencadas pelos estudantes. O projeto se desenvolveu através de oficina e encontros de aprendizagem que possibilitassem compartilhar saberes mais significativos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAfrojin;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógica;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacialidade;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfrossaberes.pt_BR
Título: dc.titleAFROJIN: RACIALIDADE E AFROSSABERES NA ESCOLA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCiências Sociaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons