Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, JORIA ANE LIMA BATISTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-23T20:34:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-23T20:34:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2014_dis_jalbalmeida.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870018 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A finalidade desse estudo foi compreender e valorizar as contribuições dadas pela Sociologia às relações étnico-raciais, africanidades e autoidentificação racial dos jovens estudantes a partir de intervenções pedagógicas em uma escola da rede pública e profissional do Estado do Ceará. A partir dos debates realizados na escola sobre os conceitos de discriminação, preconceito, segregação, racismo, antirracismo, etnia e multiculturalismo várias inquietações foram mobilizadas pelos estudantes. Percebi além das dúvidas, a dificuldade em expressar as pertenças raciais, um silenciamento diante dos saberes relacionados às religiões afro- brasileiras, Tais inquietações posteriormente formaram as problemáticas que fundamentam a pesquisa. Durante as aulas apresentei diferentes referenciais negros no estudo da Antropologia como: Kabengele Munanga e Lélia González. A partir da trajetória desses autores, percebi maior engajamento à temática visto que trechos das obras dos autores foram apresentados e os estudantes se perceberam nestas produções. Um grupo de estudantes me procurou interessado em saber mais sobre autores e autoras negras e assim iniciamos conversas durante os intervalos sobre os mesmos – criava-se, assim, a gênese do que chamaríamos de AFROJIN. De maneira geral, a intervenção pedagógica – AFROJIN - que fundamenta a pesquisa ocorreu no ano de 2021, em uma escola localizada em Guaiúba (CE) e, para além de ação pontual, buscou-se planejar e executar um projeto interdisciplinar nesta temática visando proporcionar a oportunidade aos professores de Sociologia de traçarem novas maneiras de incentivar a autonomia estudantil a partir da importância dada às sugestões e problemáticas elencadas pelos estudantes. O projeto se desenvolveu através de oficina e encontros de aprendizagem que possibilitassem compartilhar saberes mais significativos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,8 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Afrojin; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racialidade; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afrossaberes. | pt_BR |
Título: dc.title | AFROJIN: RACIALIDADE E AFROSSABERES NA ESCOLA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ciências Sociais | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_jalbalmeida (1).pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870018/2/2024_dis_jalbalmeida (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons