FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EPT NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFC – CAMPUS BRUSQUE

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Autor(es): dc.contributorProfEPT - IFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Paula Antônia Ferreira de.-
Autor(es): dc.contributor.authorALBERTO, Simão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-23T21:01:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-23T21:01:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
identificador: dc.identifier.otherFORMAÇÃO DE PROFESSORES E EPT NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFC – CAMPUS BRUSQUEpt_BR
identificador: dc.identifier.otherDIÁLOGOS ENTRE O TEXTO CIENTÍFICO E A CULTURA POPULAR: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869999-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo emerge das discussões e inquietações promovidas durante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Blumenau. O estudo visa investigar como a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Química do IFC, Campus Brusque, contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em seu currículo. A questão problema que norteia este estudo é: Como a formação inicial de professores, oferecida no curso de Licenciatura em Química por uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica, contempla os conceitos da EPT enquanto modalidade educacional em seu currículo? Inserida na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, a pesquisa integra-se ao macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT. Autores como Dante Enrique Moura, Marise Nogueira Ramos, Maria Ciavatta e a Lucília Regina de Souza Machado contribuem para uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento socioeconômico do país e o papel da EPT. Os resultados indicam a necessidade de uma maior incorporação dos princípios da EPT na matriz curricular do curso, embora elementos como ensino integrado, pesquisa e extensão possam contribuir para a formação de docentes alinhados a esses princípios, não há uma menção explícita de formar licenciandos para atuarem na EPT. Além disso, o produto educacional elaborado, consistiu na realização de uma oficina pedagógica que proporcionou aos participantes uma formação continuada, promovendo reflexões sobre temas cruciais como o trabalho como princípio educativo e a formação integral. Essa pesquisa oferece uma contribuição significativa para a articulação da formação de professores com os princípios da EPT, visando atender às demandas do mundo do trabalho e fortalecer a missão dos Institutos Federais na formação de profissionais comprometidos com a transformação social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho como Princípio Educativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Humana Integralpt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EPT NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFC – CAMPUS BRUSQUEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memóriaspt_BR
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