Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | ProfEPT - IFC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Paula Antônia Ferreira de. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALBERTO, Simão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-23T21:01:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-23T21:01:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EPT NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFC – CAMPUS BRUSQUE | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | DIÁLOGOS ENTRE O TEXTO CIENTÍFICO E A CULTURA POPULAR: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869999 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo emerge das discussões e inquietações promovidas durante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Blumenau. O estudo visa investigar como a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Química do IFC, Campus Brusque, contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em seu currículo. A questão problema que norteia este estudo é: Como a formação inicial de professores, oferecida no curso de Licenciatura em Química por uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica, contempla os conceitos da EPT enquanto modalidade educacional em seu currículo? Inserida na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, a pesquisa integra-se ao macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT. Autores como Dante Enrique Moura, Marise Nogueira Ramos, Maria Ciavatta e a Lucília Regina de Souza Machado contribuem para uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento socioeconômico do país e o papel da EPT. Os resultados indicam a necessidade de uma maior incorporação dos princípios da EPT na matriz curricular do curso, embora elementos como ensino integrado, pesquisa e extensão possam contribuir para a formação de docentes alinhados a esses princípios, não há uma menção explícita de formar licenciandos para atuarem na EPT. Além disso, o produto educacional elaborado, consistiu na realização de uma oficina pedagógica que proporcionou aos participantes uma formação continuada, promovendo reflexões sobre temas cruciais como o trabalho como princípio educativo e a formação integral. Essa pesquisa oferece uma contribuição significativa para a articulação da formação de professores com os princípios da EPT, visando atender às demandas do mundo do trabalho e fortalecer a missão dos Institutos Federais na formação de profissionais comprometidos com a transformação social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho como Princípio Educativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Humana Integral | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EPT NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFC – CAMPUS BRUSQUE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memórias | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons