Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, DANIELA BEZERRA DE MENEZES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-23T20:12:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-23T20:12:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_dbmgomes.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869998 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa analisa como a Sociologia se apresenta na composição dos itinerários formativos ofertados na etapa final da Educação Básica no contexto do Novo Ensino Médio em Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) no estado do Ceará. De modo mais específico, investiga como as teorias, conceitos e temas da Sociologia se expressam na Unidade Curricular Eletiva (UCE) intitulada Sociologia para o Enem. Como contribuição, este trabalho também traz um fascículo que visa mitigar a ausência de material didático estruturado e subsidiar a prática docente, mobilizando conceitos sociológicos e recursos didáticos que integram o campo do saber sociológico com as demais áreas do conhecimento. Considerando os agentes que participam diretamente da organização curricular brasileira, mediante a Reforma do Ensino Médio, a pesquisa foi realizada com base em um referencial teórico que trata de expor as frentes de atuação e a posição das agências e agentes correspondentes dos setores privados e/ou que representam os organismos financeiros internacionais no processo de reconfiguração da arquitetura curricular das secretarias estaduais. Em função disso, a pesquisa apresenta os objetivos e alcance das políticas públicas educacionais brasileiras diante do contexto do Novo Ensino Médio, considerando os desafios impostos pela reorganização dos currículos para atender à lógica global e as possibilidades que possam surgir como perspectiva da emancipação humana dos estudantes. A metodologia aplicada neste trabalho caracteriza-se como qualitativa, por meio de aplicação de questionário online ou de modo presencial, com os professores que ministraram a UCE - Sociologia para o Enem, no ano de 2022, na rede estadual de educação do estado do Ceará. Com base nos relatos dos professores pesquisados, pode-se constatar que a proposta de trabalhar com a UCE - Sociologia para o Enem ultrapassa a concepção de ensino restrito e unilateral, difundida pela Reforma do Ensino Médio que, em linhas gerais, propala e defende a ideia de um ensino com ênfase no mundo do trabalho e na hegemonia e hierarquização das disciplinas em função da supervalorização da matemática e português, inclusive aplicando essa interpretação na parte diversificada do currículo. Na prática, a UCE - Sociologia para o Enem se propõe a atuar na formação político-cidadã dos jovens e pela defesa de uma educação que busque a emancipação humana dos estudantes. Por fim, a pesquisa objetiva amenizar o relativo ceticismo que afugenta a Sociologia acerca da impossibilidade de reverter a condição de hierarquização dos saberes, evidenciando as possibilidades de mobilização dos itinerários formativos na perspectiva de fortalecer a identidade pedagógica da disciplina e do professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,2 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Itinerários Formativos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ciências Sociais | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_dbmgomes.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869998/2/2024_dis_dbmgomes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons