Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MANUEL, Eliane Rodrigues Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-20T12:40:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-20T12:40:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | A importância do Conto de Mia Couto para formação de leitores e para discussão da discriminação racial | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869831 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é fruto da dissertação intitulada “A importância do conto de Mia Couto para formação de leitores e para discussão da discriminação racial”, defendida no ano de 2024, no âmbito do Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A pesquisa-ação (Singer, 2011) teve como objetivo promover a formação de leitores de literatura na Educação Básica, fundamentando-se em autores como Andruetto (2017), Antonio Candido (2004), Calvino (1993), Colomer (2002), Freire (1989), Humberto Eco (2009), Lajolo (2004), Todorov (2010) e Zilberman (1991). Além disso, visou desenvolver a consciência crítica dos leitores, especialmente no que diz respeito à discriminação e ao preconceito racial, com base nas contribuições de Ferreira, Fernandes e Alberti (2000), Fischmann e Zilber (2002), Jones (1973), Marques (2005), Munanga (1999), Oliveira (1994) e Reis (2003). Para alcançar esses propósitos, foram realizadas leituras e discussões dos contos “O embondeiro que sonhava pássaros” e “Sidney Poitier na barbearia de Feripe Beruberu”, narrativas do livro Cada homem é uma raça, do autor moçambicano Mia Couto. A pesquisa foi conduzida com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II do Colégio Adventista do Jardim Europa (CAJE), escola particular em Goiânia, durante o ano de 2021. Ao final do estudo, os alunos realizaram atividades de escrita que demonstraram tanto um envolvimento satisfatório com os textos literários quanto uma compreensão crítica sobre a questão da discriminação e do preconceito racial, retratados nos contos e presentes na sociedade brasileira. Assim, o Produto Educacional foi elaborado em formato de e-book, apresentando os resultados da pesquisa, baseados em um processo científico que envolveu planejamento teórico e métodos qualitativos e quantitativos, articulados a partir das atividades realizadas com os alunos. Conclui-se que os objetivos da pesquisa-ação foram atingidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.022 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação e preconceito racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mia Couto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero textual conto | pt_BR |
Título: dc.title | A importância do Conto de Mia Couto para formação de leitores e para discussão da discriminação racial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A importância do Conto de Mia Couto para formação.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869831/2/A importância do Conto de Mia Couto para formação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons