A importância do Conto de Mia Couto para formação de leitores e para discussão da discriminação racial

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMANUEL, Eliane Rodrigues Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-20T12:40:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-20T12:40:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-20-
identificador: dc.identifier.otherA importância do Conto de Mia Couto para formação de leitores e para discussão da discriminação racialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869831-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é fruto da dissertação intitulada “A importância do conto de Mia Couto para formação de leitores e para discussão da discriminação racial”, defendida no ano de 2024, no âmbito do Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A pesquisa-ação (Singer, 2011) teve como objetivo promover a formação de leitores de literatura na Educação Básica, fundamentando-se em autores como Andruetto (2017), Antonio Candido (2004), Calvino (1993), Colomer (2002), Freire (1989), Humberto Eco (2009), Lajolo (2004), Todorov (2010) e Zilberman (1991). Além disso, visou desenvolver a consciência crítica dos leitores, especialmente no que diz respeito à discriminação e ao preconceito racial, com base nas contribuições de Ferreira, Fernandes e Alberti (2000), Fischmann e Zilber (2002), Jones (1973), Marques (2005), Munanga (1999), Oliveira (1994) e Reis (2003). Para alcançar esses propósitos, foram realizadas leituras e discussões dos contos “O embondeiro que sonhava pássaros” e “Sidney Poitier na barbearia de Feripe Beruberu”, narrativas do livro Cada homem é uma raça, do autor moçambicano Mia Couto. A pesquisa foi conduzida com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II do Colégio Adventista do Jardim Europa (CAJE), escola particular em Goiânia, durante o ano de 2021. Ao final do estudo, os alunos realizaram atividades de escrita que demonstraram tanto um envolvimento satisfatório com os textos literários quanto uma compreensão crítica sobre a questão da discriminação e do preconceito racial, retratados nos contos e presentes na sociedade brasileira. Assim, o Produto Educacional foi elaborado em formato de e-book, apresentando os resultados da pesquisa, baseados em um processo científico que envolveu planejamento teórico e métodos qualitativos e quantitativos, articulados a partir das atividades realizadas com os alunos. Conclui-se que os objetivos da pesquisa-ação foram atingidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.022 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação e preconceito racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMia Coutopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero textual contopt_BR
Título: dc.titleA importância do Conto de Mia Couto para formação de leitores e para discussão da discriminação racialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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