
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ismara Sobral | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Junior, Milton Ferreira da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Cláudia Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-20T02:59:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-20T02:59:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869802 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This summary highlights the experiences with good ethnic entrepreneurial teaching and pedagogical practices, based on Afro-centered practices, without disregarding other ethnicities, and experienced at ``CEEP-BIOTECNOLOGIA``, in recent times, located in Itabuna, Bahia. Their implementation had a significant impact on educational transformation and the promotion of Afro-entrepreneurship in teaching, at that professional technical school and its consequences in the professional activities of the students who graduated. The main focus was to overcome the limitations of traditional technical education to create a more inclusive educational environment that was conducive to the contemporary demands inherent in the prospects of employability, proactivity for Afro-entrepreneurial businesses and careers of the students who graduated. In addition, there were signs of filling the gaps regarding the lack of representation of pertinent curricular content and practices and recognition of the contributions of Afro-descendants in education. This was a relevant issue that was partially addressed. The methodology adopted involved the implementation of an Action Research (TRIPP, 2005) through “Africanized” 5S practices in the school environment, together with the organization of lectures, workshops and activities aimed at promoting Afro-entrepreneurship. The activities developed contributed to a unique educational transformation, although there are doubts as to its long-lasting nature, in that vocational technical school, by promoting, albeit temporarily, a more inclusive environment and preparing students to survive socioeconomically the challenges of the real world. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Quality | pt_BR |
| Título: dc.title | QUALITY MANAGEMENT AND GOOD ETHNIC-ENTREPRENEURSHIP TEACHING AND PEDAGOGICAL PRACTICES: THE CASE OF THE CEEPBIOTECNOLOGIA PROFESSIONAL TECHNICAL SCHOOL - ITABUNA-BA (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| a-gestao-de-qualidade-e-as-bo.pdf | 594,4 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869802/1/a-gestao-de-qualidade-e-as-bo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: