
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Jaqueline Miranda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-20T02:56:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-20T02:56:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869801 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This paper is a report of the experience of a supervisor who works at a public school in the western border of the state of Rio Grande do Sul, Brazil, with approximately 800 students enrolled. The report is qualitative in nature and covers topics such as school planning, challenges, skills, work autonomy, but mainly, the pedagogical practice in school supervision. For each of the topics mentioned, articles were sought that reference the report. Supervision is not yet a regulated profession, and therefore faces some obstacles in the performance of the function, such as lack of autonomy. However, it provides learning about school management and human resources. The report provides some examples of conditions for the success of the function and also explains that moments of pedagogical training are extremely rich in exchanging knowledge and strengthening the emotional bond between teachers and the management team. These actions are essential to stimulate the good progress of school planning, aiming at student learning and encouraging teachers to belong to the group/school, thus facilitating teaching practice and collaborating both in the teaching and learning of all school actors. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical | pt_BR |
| Título: dc.title | CHALLENGES AND COMPETENCIES IN THE PERFORMANCE OF THE FUNCTION: THE VIEW OF A SCHOOL SUPERVISOR ON THE WESTERN BORDER OF SOUTHERN BRAZIL (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| desafios-e-competencias-no-des.pdf | 820,78 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869801/1/desafios-e-competencias-no-des.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: