Integração e interdisciplinaridade no estudo do corpo humano saudável: a base do raciocínio clínico (Atena Editora)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Marillia Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Júlia de Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Matheus Felipe de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-19T23:16:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-19T23:16:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-12-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869780-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente, um crescente movimento de contestação às metodologias tradicionais de ensino tem-se tornado cada vez mais evidente, emergindo a necessidade de participação mais ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem ativa proporciona a interação do aluno com o assunto estudado, de forma a construir o seu conhecimento. Quanto mais integrados e contextualizados estiverem os conteúdos abordados nas disciplinas da grade curricular, melhor será a aceitação e o entendimento por parte do aluno. Pensando nisso, a confecção de um material didático com as disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, bioquímica, fisiologia e histologia, expostas de forma integrada, constitui uma importante estratégia de ensino-aprendizagem. Fazer a associação entre esses conteúdos tem fundamental importância para entender a funcionalidade do corpo humano de forma interligada e não “em caixas”. Foi pensando em mostrar que o funcionamento do organismo ocorre de maneira interdependente e correlata, que este material foi elaborado com os conceitos básicos de forma integrada. Este material entra no estudo dos alunos como direcionamento dos pontos mais relevantes de cada tópico, proporcionando a interrelação entre os conteúdos de cada disciplina, dando uma visão contextualizada dos assuntos trazidos de maneira isolada e fragmentada em sala de aula e nos livros didáticos. Ainda, os materiais integrados otimizam o tempo de estudo do aluno, uma vez que transmitem as informações de maneira direta e organizada, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento. É essencial enfatizar a importância da integração dos conteúdos lecionados e sua aplicabilidade no cotidiano profissional dos estudantes. A interdisciplinaridade amplia os horizontes do pensar humano, condicionando um raciocínio mais abrangente, porém preciso, no processo entre compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humanopt_BR
Título: dc.titleIntegração e interdisciplinaridade no estudo do corpo humano saudável: a base do raciocínio clínico (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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