Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Marillia Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Júlia de Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Matheus Felipe de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-19T23:16:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-19T23:16:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869780 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente, um crescente movimento de contestação às metodologias tradicionais de ensino tem-se tornado cada vez mais evidente, emergindo a necessidade de participação mais ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem ativa proporciona a interação do aluno com o assunto estudado, de forma a construir o seu conhecimento. Quanto mais integrados e contextualizados estiverem os conteúdos abordados nas disciplinas da grade curricular, melhor será a aceitação e o entendimento por parte do aluno. Pensando nisso, a confecção de um material didático com as disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, bioquímica, fisiologia e histologia, expostas de forma integrada, constitui uma importante estratégia de ensino-aprendizagem. Fazer a associação entre esses conteúdos tem fundamental importância para entender a funcionalidade do corpo humano de forma interligada e não “em caixas”. Foi pensando em mostrar que o funcionamento do organismo ocorre de maneira interdependente e correlata, que este material foi elaborado com os conceitos básicos de forma integrada. Este material entra no estudo dos alunos como direcionamento dos pontos mais relevantes de cada tópico, proporcionando a interrelação entre os conteúdos de cada disciplina, dando uma visão contextualizada dos assuntos trazidos de maneira isolada e fragmentada em sala de aula e nos livros didáticos. Ainda, os materiais integrados otimizam o tempo de estudo do aluno, uma vez que transmitem as informações de maneira direta e organizada, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento. É essencial enfatizar a importância da integração dos conteúdos lecionados e sua aplicabilidade no cotidiano profissional dos estudantes. A interdisciplinaridade amplia os horizontes do pensar humano, condicionando um raciocínio mais abrangente, porém preciso, no processo entre compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano | pt_BR |
Título: dc.title | Integração e interdisciplinaridade no estudo do corpo humano saudável: a base do raciocínio clínico (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: