
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Abreu, Gabriel Arruda de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-20T05:13:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-20T05:13:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869768 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Based on statistical data about digital inclusion in Brazil and supported by bibliographic references, this quantitative and qualitative research aims to illustrate the current state of the art. It seeks to provide foundational knowledge to later exemplify the model that has been clumsily applied in the migration of basic public services from analog to digital formats and how this situation has increased the abstraction of the State, particularly in the eyes of the most vulnerable populations—completely disregarding fundamental rights. The article argues that, to the clear detriment of the digitally underprivileged, and through an informal system of geographical and digital castes, there is an entrenchment in the analog world, which itself is in a state of fragmentation. As a result, basic services—starting with access to justice and extending to other essential public services—are being distorted. Finally, the article addresses several barriers to digital inclusion, such as e-crime and the challenges of linguistic interpretation. In the current context, debates about Digital Constitutionalism—based on abstract concepts—are intensifying, seeking parameters for a new constitutional architecture in the digital age. However, the text concludes that it is necessary to propose a rescue of constitutional foundations, through a topographical engineering approach, particularly from the perspective of the global south—the world's technological periphery. Establishing digital inclusion, substantially considered, as an urgent public policy is crucial to preventing a dangerous trajectory toward "enslavement" 4.0. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Disconfiguration | pt_BR |
| Título: dc.title | Digital Freedom: From the Disconfiguration of the Analog World to (Dis)Substantial Digital Inclusion (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: