Robótica Educacional - Oficinas com hardware e software livres

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnipampa-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Mauro Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-19T16:36:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-19T16:36:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.othercaderno robotica 2.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869758-
Resumo: dc.description.abstractO conhecimento da Engenharia é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de qualquer região. No entanto, a abordagem com esse contexto educacional deve ser inicializada bem antes do jovem chegar até o curso de nível superior. Esta proposta baseia-se nos estudos apresentados nos últimos Cobenge que mostraram a falta de Engenheiros, referente à quantidade, com relação a outros países como Coréia do Sul, Irã, China, e com relação a outras profissões no nosso próprio país. Ainda nesses eventos, foram apontados alguns caminhos que evidenciam a falta de incentivo ao jovem para ingressar na carreira de Engenharia, pois não possui contato prévio com a profissão, não tem acesso ao conhecimento da área e fica apenas baseado em teorias que associam ser bom em Matemática para ser um bom Engenheiro, o que o faz acreditar numa atividade profissional com extrema dificuldade, algo diretamente ligado ao contexto educacional do ensino brasileiro de Ciências Exatas, bastando ver resultados do PISA e Enem. Nessa contextualização, perdem-se outras características necessárias ao Engenheiro, tais como aponta o CREA: gestão, supervisão e coordenação; especificação, estudo e planejamento; assistência, assessoria e consultoria; desenvolvimento, ensino, experimentação e ensaios; operação e manutenção de equipamentos; etc. Essas e outras atividades mostram que o profissional de Engenharia deve ter capacidade inventiva, ser criativo, organizado e um líder com capacidade de transformar teoria em prática. Para criar uma alternativa a esse cenário e despertar o interesse pela área, as práticas aqui apresentadas usam a Robótica Educacional, com hardware e software livres, para estudar e verificar teorias de Física, Química, Matemática e Lógica. A metodologia utilizada é híbrida, integrando mão na massa, sala de aula invertida; onde os praticantes fazem as práticas primeiro, com poucas informações, para depois explorar os recursos e através das modificações de sua montagem aprender a teoria envolvida. Ou seja, o foco principal passa a ser a realização prática (montagem) de cada oficina de robótica, demonstrando aos aprendizes que eles podem desenvolver tecnologia a partir dos conhecimentos básicos que possuem desde o Ensino Médio, pois serão utilizados dispositivos (microcontroladores, sensores e transdutores) que trarão para a oficina (em ambiente virtual ou real) situações práticas envolvendo temperatura, luminosidade, corrente elétrica, telecomunicações, músicas em mp3, etc; a partir dos ensaios e experimentos que serão realizados.-
Tamanho: dc.format.extent6,5 Mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectrobótica educacional; educação para engenharia; educação-
Título: dc.titleRobótica Educacional - Oficinas com hardware e software livres-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseRede Sacci - Formação de professores lato sensu-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCSEC051-OFICINAS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL COM ARDUINO-
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