
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Unipampa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Mauro Fonseca | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-19T16:36:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-19T16:36:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | caderno robotica 2.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869758 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O conhecimento da Engenharia é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de qualquer região. No entanto, a abordagem com esse contexto educacional deve ser inicializada bem antes do jovem chegar até o curso de nível superior. Esta proposta baseia-se nos estudos apresentados nos últimos Cobenge que mostraram a falta de Engenheiros, referente à quantidade, com relação a outros países como Coréia do Sul, Irã, China, e com relação a outras profissões no nosso próprio país. Ainda nesses eventos, foram apontados alguns caminhos que evidenciam a falta de incentivo ao jovem para ingressar na carreira de Engenharia, pois não possui contato prévio com a profissão, não tem acesso ao conhecimento da área e fica apenas baseado em teorias que associam ser bom em Matemática para ser um bom Engenheiro, o que o faz acreditar numa atividade profissional com extrema dificuldade, algo diretamente ligado ao contexto educacional do ensino brasileiro de Ciências Exatas, bastando ver resultados do PISA e Enem. Nessa contextualização, perdem-se outras características necessárias ao Engenheiro, tais como aponta o CREA: gestão, supervisão e coordenação; especificação, estudo e planejamento; assistência, assessoria e consultoria; desenvolvimento, ensino, experimentação e ensaios; operação e manutenção de equipamentos; etc. Essas e outras atividades mostram que o profissional de Engenharia deve ter capacidade inventiva, ser criativo, organizado e um líder com capacidade de transformar teoria em prática. Para criar uma alternativa a esse cenário e despertar o interesse pela área, as práticas aqui apresentadas usam a Robótica Educacional, com hardware e software livres, para estudar e verificar teorias de Física, Química, Matemática e Lógica. A metodologia utilizada é híbrida, integrando mão na massa, sala de aula invertida; onde os praticantes fazem as práticas primeiro, com poucas informações, para depois explorar os recursos e através das modificações de sua montagem aprender a teoria envolvida. Ou seja, o foco principal passa a ser a realização prática (montagem) de cada oficina de robótica, demonstrando aos aprendizes que eles podem desenvolver tecnologia a partir dos conhecimentos básicos que possuem desde o Ensino Médio, pois serão utilizados dispositivos (microcontroladores, sensores e transdutores) que trarão para a oficina (em ambiente virtual ou real) situações práticas envolvendo temperatura, luminosidade, corrente elétrica, telecomunicações, músicas em mp3, etc; a partir dos ensaios e experimentos que serão realizados. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 6,5 Mb | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | robótica educacional; educação para engenharia; educação | - |
| Título: dc.title | Robótica Educacional - Oficinas com hardware e software livres | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Rede Sacci - Formação de professores lato sensu | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CSEC051-OFICINAS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL COM ARDUINO | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Caderno robotica 2.pdf | 6.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869758/2/Caderno robotica 2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons