Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades - volume 3 (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Henderson Tavares de-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Luciana Maria Estevam-
Autor(es): dc.contributor.authorVeraszto, Estéfano Vizconde-
Autor(es): dc.contributor.authorBaião, Emerson Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-19T01:04:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-19T01:04:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869723-
Resumo: dc.description.abstractDaquelas surpresas empolgantes e engajadoras, foi um pouco do que se passou comigo depois de ler o livro Tecnologias Educacionais: Aplicações e Possibilidades organizado pelos professores Henderson, Luciana, Estéfano e Émerson. Fruto de desdobramentos de pesquisas e atividades de extensão, os textos abordam temas que passam pela intencionalidade pedagógica na utilização da tecnologia, a aplicação de ferramentas digitais no chão de sala de aula, a engenhosidade e acolhimento com que educadores se dedicam aos estudantes, entre outros. Se insere também no debate das inovações híbridas que abarcam também o universo da Educação e traz algumas visões aplicadas e práticas sobre o tema dentro de projetos e iniciativas realizadas em instituições de ensino reais. Debate que frequentemente parte dos escritos de Christensen1 com base no que ele indicou como formas de identificação do que seriam os quatro atributos para encontrar uma inovação híbrida, que resumimos e adaptamos aqui como: incluir tecnologias existentes e novas; oferecer um uso possível da tecnologia ao invés de não utilizar nenhum artefato (ferramentas, materiais, hardware ou software, etc); procura se colocar no lugar de tecnologias anteriores; a utilização tende a ser mais acessível e descomplicado do que inovações mais profundas (disruptivas)2. Em maior ou menor grau, todos os trabalhos aqui apresentados se enquadram como inovações híbridas de Christensen3, com exceção da última, que trata da facilidade de uso. Pois nem sempre, na área educacional, criar e implementar algo, não significa menos tempo de dedicação e empenho.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
Título: dc.titleTecnologias educacionais: aplicações e possibilidades - volume 3 (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais