Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Henderson Tavares de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Luciana Maria Estevam | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Veraszto, Estéfano Vizconde | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baião, Emerson Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-19T01:04:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-19T01:04:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-07 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869723 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Daquelas surpresas empolgantes e engajadoras, foi um pouco do que se passou comigo depois de ler o livro Tecnologias Educacionais: Aplicações e Possibilidades organizado pelos professores Henderson, Luciana, Estéfano e Émerson. Fruto de desdobramentos de pesquisas e atividades de extensão, os textos abordam temas que passam pela intencionalidade pedagógica na utilização da tecnologia, a aplicação de ferramentas digitais no chão de sala de aula, a engenhosidade e acolhimento com que educadores se dedicam aos estudantes, entre outros. Se insere também no debate das inovações híbridas que abarcam também o universo da Educação e traz algumas visões aplicadas e práticas sobre o tema dentro de projetos e iniciativas realizadas em instituições de ensino reais. Debate que frequentemente parte dos escritos de Christensen1 com base no que ele indicou como formas de identificação do que seriam os quatro atributos para encontrar uma inovação híbrida, que resumimos e adaptamos aqui como: incluir tecnologias existentes e novas; oferecer um uso possível da tecnologia ao invés de não utilizar nenhum artefato (ferramentas, materiais, hardware ou software, etc); procura se colocar no lugar de tecnologias anteriores; a utilização tende a ser mais acessível e descomplicado do que inovações mais profundas (disruptivas)2. Em maior ou menor grau, todos os trabalhos aqui apresentados se enquadram como inovações híbridas de Christensen3, com exceção da última, que trata da facilidade de uso. Pois nem sempre, na área educacional, criar e implementar algo, não significa menos tempo de dedicação e empenho. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades - volume 3 (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: