Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Ruth Micaely de Figueiredo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bernardo, Leomaques Francisco Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-18T16:30:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-18T16:30:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_Ruth_Micaely_de_Figueiredo_Gomes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869719 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional apresenta três sequências didáticas (SDs) desenvolvidas para o ensino de matrizes no Ensino Médio, com foco na utilização de recursos tecnológicos como planilhas eletrônicas e o GeoGebra. As SDs foram elaboradas com o objetivo de organizar o processo de ensino-aprendizagem de matrizes de forma clara e gradual, promovendo a construção de conhecimento significativo, dinâmico e autônomo, utilizando uma abordagem contextualizada e explorando diferentes metodologias de ensino. Implementadas como disciplina eletiva no Novo Ensino Médio em Pernambuco, as sequências abordam conteúdos essenciais não obrigatórios da grade curricular, oferecendo uma complementação educacional. Espera-se que a implementação dessa proposta não só melhore a compreensão dos alunos sobre matrizes, mas também desenvolva suas habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, o uso de tecnologias pode preparar os alunos para o mundo digital e aumentar sua competência digital. Desta forma, espera-se destacar o papel fundamental que a Tecnologia pode desempenhar na melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,56 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matrizes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Tecnológicos | pt_BR |
Título: dc.title | Uma Proposta de Sequências Didáticas para o Ensino de Matrizes com Recursos Tecnológicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_Ruth_Micaely_de_Figueiredo_Gomes.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869719/2/Produto_Educacional_Ruth_Micaely_de_Figueiredo_Gomes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons