Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Fábia Lacerda de Brito Victor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-18T15:08:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-18T15:08:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | A fotografia e a cidade: a imagem da serra em foco | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869718 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto apresenta pesquisa vinculada à linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O objeto de pesquisa/investigação é a produção do espaço urbano e a construção da imagem da cidade de Serra-ES. Para isso, foi estabelecido como objetivo principal investigar, em processos formativos com os professores da educação básica, como a análise de fontes fotográficas, tomadas aqui como formas de representação, contribui para a apreensão crítica e problematizadora do processo de produção do espaço e da construção da imagem da cidade. Intentamos nesta investigação, por meio da leitura de imagens fotográficas, problematizar e revelar os conflitos e contradições inerentes ao processo de produção do espaço da região da sede municipal, conhecida como Serra Sede, e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção de material educativo com proposta de formação continuada baseada em fontes fotográficas. A proposta do estudo desta pesquisa é possibilitar que o ensino sobre a cidade, mais especificamente da região em questão, assuma uma perspectiva dialógica, crítica e atenta às contradições históricas e sociais, que se fazem presentes (aparentes ou veladas) no processo de constituição dos espaços urbanos. Deste modo, buscou-se, em termos teórico-metodológicos, sustentação nos princípios do materialismo histórico e dialético, teoria predominantemente usada nas pesquisas e produções desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre educação na cidade e Humanidades (Gepech), articulada às obras que tratam da produção do espaço e do direito à cidade, do filósofo e sociólogo marxista Henri Lefebvre. A pesquisa pode ser classificada como do tipo teórico-empírica, realizada e sistematizada, tendo como objetivo principal a elaboração do material educativo sobre a produção do espaço urbano e o papel da fotografia na construção da imagem da cidade de Serra (ES), analisada a partir de sua sede municipal ou Serra Sede – o lócus da pesquisa. Para isso, foram realizados levantamentos documental e bibliográfico, que discutem, que evidenciam, que tratam, informam e/ou dão indícios da produção desse espaço específico, bem como de suas relações com o processo de industrialização e urbanização do município de Serra (ES), intensificado a partir da década de 1960 com a instalação dos Grandes Projetos Industriais. Nesse sentido, foram tomados para análise documentos oficiais como mapas, relatórios, programas, projetos, dados estatísticos; fotografias, produção literária/didática de escritores locais, entrevistas com moradores da região, investigação in loco, questionários, entre outros. Após a análise e organização dos dados, foi ofertada e realizada ação formativa em parceria com o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES), o Gepech e a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU), através da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA). A ação formativa nomeada Educação na Cidade e Fotografia: uma proposta de leitura da imagem da cidade foi sistematizada e destinada aos professores e/ou pedagogos articuladores do Projeto de Pesquisa e Integração com o Território (PIPAT), componente curricular da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, tendo em mãos toda produção organizada durante a pesquisa e ação formativa, foi apresentado o material educativo em formato de e-book (livro eletrônico), intitulado A Fotografia e a Cidade: a imagem da Serra em foco, avaliado e validado pelos participantes do curso de formação. Deste modo, reiteramos neste trabalho nossa postura em defesa de ações formativas na escola e em outros ambientes que possam despertar nos professores e nos estudantes um olhar mais atento, minucioso e crítico sobre a formação dos espaços da cidade. Compreendida aqui como produção social coletiva, nos interessa trazer a tona os conflitos, as contradições, as desigualdades veladas que, ao cidadão aligeirado e distraído, não estão aparentemente visíveis nos espaços citadinos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 31,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação na cidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | pt_BR |
Título: dc.title | A fotografia e a cidade: a imagem da serra em foco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Dilza e Fábia Publicação _compressed (1) (1).pdf | 31,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869718/2/Produto Dilza e Fábia Publicação _compressed (1) (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons