A fotografia e a cidade: a imagem da serra em foco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Fábia Lacerda de Brito Victor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-18T15:08:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-18T15:08:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
identificador: dc.identifier.otherA fotografia e a cidade: a imagem da serra em focopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869718-
Resumo: dc.description.abstractO texto apresenta pesquisa vinculada à linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O objeto de pesquisa/investigação é a produção do espaço urbano e a construção da imagem da cidade de Serra-ES. Para isso, foi estabelecido como objetivo principal investigar, em processos formativos com os professores da educação básica, como a análise de fontes fotográficas, tomadas aqui como formas de representação, contribui para a apreensão crítica e problematizadora do processo de produção do espaço e da construção da imagem da cidade. Intentamos nesta investigação, por meio da leitura de imagens fotográficas, problematizar e revelar os conflitos e contradições inerentes ao processo de produção do espaço da região da sede municipal, conhecida como Serra Sede, e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção de material educativo com proposta de formação continuada baseada em fontes fotográficas. A proposta do estudo desta pesquisa é possibilitar que o ensino sobre a cidade, mais especificamente da região em questão, assuma uma perspectiva dialógica, crítica e atenta às contradições históricas e sociais, que se fazem presentes (aparentes ou veladas) no processo de constituição dos espaços urbanos. Deste modo, buscou-se, em termos teórico-metodológicos, sustentação nos princípios do materialismo histórico e dialético, teoria predominantemente usada nas pesquisas e produções desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre educação na cidade e Humanidades (Gepech), articulada às obras que tratam da produção do espaço e do direito à cidade, do filósofo e sociólogo marxista Henri Lefebvre. A pesquisa pode ser classificada como do tipo teórico-empírica, realizada e sistematizada, tendo como objetivo principal a elaboração do material educativo sobre a produção do espaço urbano e o papel da fotografia na construção da imagem da cidade de Serra (ES), analisada a partir de sua sede municipal ou Serra Sede – o lócus da pesquisa. Para isso, foram realizados levantamentos documental e bibliográfico, que discutem, que evidenciam, que tratam, informam e/ou dão indícios da produção desse espaço específico, bem como de suas relações com o processo de industrialização e urbanização do município de Serra (ES), intensificado a partir da década de 1960 com a instalação dos Grandes Projetos Industriais. Nesse sentido, foram tomados para análise documentos oficiais como mapas, relatórios, programas, projetos, dados estatísticos; fotografias, produção literária/didática de escritores locais, entrevistas com moradores da região, investigação in loco, questionários, entre outros. Após a análise e organização dos dados, foi ofertada e realizada ação formativa em parceria com o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES), o Gepech e a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU), através da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA). A ação formativa nomeada Educação na Cidade e Fotografia: uma proposta de leitura da imagem da cidade foi sistematizada e destinada aos professores e/ou pedagogos articuladores do Projeto de Pesquisa e Integração com o Território (PIPAT), componente curricular da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, tendo em mãos toda produção organizada durante a pesquisa e ação formativa, foi apresentado o material educativo em formato de e-book (livro eletrônico), intitulado A Fotografia e a Cidade: a imagem da Serra em foco, avaliado e validado pelos participantes do curso de formação. Deste modo, reiteramos neste trabalho nossa postura em defesa de ações formativas na escola e em outros ambientes que possam despertar nos professores e nos estudantes um olhar mais atento, minucioso e crítico sobre a formação dos espaços da cidade. Compreendida aqui como produção social coletiva, nos interessa trazer a tona os conflitos, as contradições, as desigualdades veladas que, ao cidadão aligeirado e distraído, não estão aparentemente visíveis nos espaços citadinos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent31,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbanopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação na cidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotografiapt_BR
Título: dc.titleA fotografia e a cidade: a imagem da serra em focopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons