Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Grazyelli Cristina da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-16T18:16:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-16T18:16:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | YouTube e Ensino de História - pensando as narrativas sobre a Independência do Brasil no Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869647 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar as possibilidades e desafios de uso da plataforma YouTube para o ensino escolar de História selecionando como objeto a temática do processo de independência do Brasil. Parte-se da necessidade de mudanças nas relações e nas práticas de ensino-aprendizagem para as mais novas gerações de estudantes, os “residentes”, do Ensino Fundamental Il. Propõe-se a análise comparativa de fontes audiovisuais, selecionadas de canais da plataforma, cujo alcance seja relevante, a fim de conhecer as narrativas que apresentam sobre a Independência, bem como de que forma estruturam seus materiais. Ao fim, uma sequência didática é proposta com a finalidade de instigar a reflexão e o uso dos meios digitais no ensino de História, bem como permitir a construção de conhecimentos sobre o Processo de Independência do Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.13 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de Independência do Brasil | pt_BR |
Título: dc.title | YouTube e Ensino de História: pensando as narrativas sobre a Independência do Brasil no Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: