História e cultura indígena: uma proposta para o estudo dos Kaingang nas aulas de História do Paraná para o Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHolz, Eliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-16T18:03:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-16T18:03:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-27-
identificador: dc.identifier.otherHistória e cultura indígena- uma proposta para o estudo dos Kaingang nas aulas de História do Paraná para o Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869645-
Resumo: dc.description.abstractA investigação promovida neste trabalho buscou compreender e problematizar o trato das histórias indígenas na historiografia e na escolarização brasileira para, em seguida, construir possibilidades para a abordagem das histórias e das culturas indígenas, em especial a do povo Kaingang, nas aulas de História do Paraná para o Ensino Médio. Considera-se que, mesmo com a implementação da Lei no 11.645/08, ainda há lacunas no ensino de História Indígena que precisam ser superadas. O desafio a que se propõe a pesquisa é conceber uma compreensão plural do que por tanto tempo se concebeu como “única história indígena” e refletir sobre quantas perspectivas históricas são possíveis para tratar desse tema, de modo a questionar seus apagamentos historiográficos e escolares. Para isso, recorre-se aos postulados da Nova História Indígena e da Decolonialidade como discussões que subsidiam uma leitura do protagonismo indígena enquanto sujeitos de suas próprias histórias, bem como uma revisão bibliográfica acerca do material que se tem de produção sobre a etnia Kaingang, em especial a Terra Indígena Kaingang Apucaraninha. Intenta-se, por isso, investigar as potencialidades do uso da História Indígena Kaingang no Paraná como objeto de estudo e reflexão para a produção de sentido histórico, nas suas dimensões cognitiva, afetiva e identitária, com os jovens estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.3 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKaingangpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Título: dc.titleHistória e cultura indígena: uma proposta para o estudo dos Kaingang nas aulas de História do Paraná para o Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos