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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FALCÃO, Fabiola | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRETO, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-16T15:55:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-16T15:55:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1095 | - |
identificador: dc.identifier.other | Análise curricular da abordagem sobre segurança do paciente nos cursos de graduação em medicina e em enfermagem em uma faculdade no nordeste do Brasil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869641 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO Cenário: A abordagem curricular nos cursos de graduação em medicina e enfermagem sobre segurança do paciente encontra-se distante do ideal e proposto por determinações internacionais e nacionais. Já é estabelecido na literatura, não só a necessidade de inserção curricular, mas também a necessidade da construção de conhecimentos, habilidades e atitudes acerca dessa temática durante a formação para que os estudantes e os futuros profissionais estejam mais aptos a aderirem a práticas mais seguras. A discrepância, portanto, entre o necessário e o real acerca do tema de segurança do paciente nos currículos em saúde ainda se apresenta como um desafio na assistência e na educação. Objetivos: Analisar a abordagem curricular (oficial, real e oculta) sobre segurança do paciente nos cursos de graduação em medicina e em enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS); elaborar relatório técnico para a instituição. Método: Pesquisa de análise curricular (oficial, real e oculta) através de análise quantitativa-qualitativa nos cursos de graduação em medicina e enfermagem da FPS. O estudo aconteceu no período de maio de 2021 a outubro de 2023. O período de coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2021 e outubro de 2023. A seleção dos participantes foi por conveniência, sendo composta pelos estudantes multiprofissional. A análise de currículo real foi através Questionário Latino Students Patient Safety Questionnaire – LSPSQ. Questionário autoaplicável, já validado, o qual contempla 21 afirmativas referentes a conhecimento, atitudes e habilidades desenvolvidas durante a sua formação e estágio prático destinado a estudantes de graduação de medicina e enfermagem. Para análise de currículo oculto foi utilizado entrevista semiestruturada realizada com os coordenadores dos cursos de graduação de medicina e enfermagem para análise qualitativa da vivência e percepção sobre a abordagem curricular e ensino de segurança do paciente nestes cursos. A pesquisa seguiu orientação da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CEP-FPS) com número CAAE: 56276722.5.0000.5569 e Número de Parecer 5.459.755. Resultados: Identificou-se aspectos de fragilidades curriculares reais, oficiais e ocultas na abordagem de segurança do paciente nos cursos de medicina e enfermagem estudados, sobretudo ao que se refere ao currículo formal e aos seguintes tópicos: (1) entendimento dos fatores humanos; (2) compreensão dos sistemas em saúde; (3) formas de aprender com os erros; (4) gerenciamento de risco clínico; (5) métodos de melhoria e (6) segurança em procedimentos invasivos. Identificou-se pontos positivos no ensino de comunicação com o paciente e envolvimento de cuidadores e familiares na assistência. Conclusão: A análise da abordagem curricular (oficial, real e oculta) demonstrou necessidade de fortalecimento nos currículos oficiais sobre o tema, bem como mais estudos sobre segurança do paciente e sua aprendizagem, sobretudo no entendimento de currículos reais que avaliem o entendimento sobre o tema pelos formandos em saúde. Descritores: Segurança do Paciente; currículo; educação de graduação em medicina; estudante de enfermagem.atriculados no curso de medicina do 9º aos 12º períodos (um total de 36 participantes) e no curso de enfermagem dos 9º e 10º período da FPS (23 participantes). A amostra dos coordenadores contemplou 01 coordenador de medicina e 01 coordenador de enfermagem. Para análise documental foi utilizada o plano de ensino de cada unidade curricular da graduação de medicina e enfermagem fornecido pela instituição em 2022. Foi utilizado para análise do currículo formal um roteiro baseado na tradução publicada pela PUC-Rio do Guia Curricular de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde: Edição M | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.86 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do paciente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de graduação em medicina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante de enfermagem | pt_BR |
Título: dc.title | Análise curricular da abordagem sobre segurança do paciente nos cursos de graduação em medicina e em enfermagem em uma faculdade no nordeste do Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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