
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marliene Maria, de Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-16T14:14:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-16T14:14:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRÁTICA DE LEITURA COM O USO DA TECNOLOGIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869614 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este texto trata-se de um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE DA PRÁTICA DE LEITURA COM O USO DA TECNOLOGIA – 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O trabalho buscou verificar os desafios e as possibilidades da leitura digital no contexto escolar. Partindo de fundamentação teórica relevante (CHARTIER, 1999, 2003; COLOMER, 2007; ROJO, 1998; SOBRAL, 2002; TERRA, 2015), inicialmente, foi aplicado um questionário a fim de conhecer as preferências de leitura dos alunos. Em seguida, foram realizadas práticas de leitura em meio impresso e digital para avaliar a recepção dos alunos à leitura literária nas diferentes plataformas. A partir dos dados obtidos, constatamos que a leitura digital é uma importante ferramenta a ser utilizadas pelos educadores uma vez que permite o acesso instantâneo e em qualquer lugar ao texto. No entanto, esse tipo de leitura não minimiza a importância do livro impresso, pois, mesmo tendo acesso à internet, muitos educandos demonstram ter preferência pelo contato com o papel durante a leitura e mesmo aqueles que gostam da leitura em meio digital não descartam a prática da leitura em meio impresso. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 665 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | PRÁTICAS DE LEITURA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | USO DA TECNOLOGIA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | LEITURAS: IMPRESSO E DIGITAL | pt_BR |
| Título: dc.title | O PROCESSO DE LEITURA COM O USO DAS TECNOLOGIAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons