A PROBLEMÁTICA DA QUESTÃO RACIAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NA BAHIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

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Autor(es): dc.contributorUESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Nerisvaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-16T13:50:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-16T13:50:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
identificador: dc.identifier.otherDefesa de Nerisvaldopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869608-
Resumo: dc.description.abstractA educação para pessoas pretas foi proibida por muito tempo no Brasil, hoje é concebida como direito de todos e dever do estado. A imagem do negro nos livros didáticos durante muito tempo foi uma imagem negativa e passível de racismos, ampliando as diferenças entre educandos até a criação de leis que pudessem mudar essa situação. A educação básica tem diversas modalidades com metodologia e material didático diferenciado para atender as especificidades de cada grupo de educando, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma delas. Tendo isso em vista, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar como os negros são representados no livro didático da EJA. Como objetivos específicos procurou-se proporcionar uma discussão a respeito da construção do negro a partir da lógica europeia no contexto escolar e nos livros didáticos e a segregação socioambiental na sociedade atual; analisa como os negros são apresentados nos livros didáticos da educação de jovens e adultos, assim como identificar o papel dos movimentos sociais na luta por direitos igualitários na educação para as pessoas pretas. No mesmo sentido, buscou-se apresentar como produto um plano com um calendário para uma educação antirracista nas escolas. Assim sendo, a presente pesquisa se caracteriza como descritiva, exploratória e qualitativa com análise dos documentos que regem a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Os resultados demonstram que a EJA não utiliza livro didático, mas Cadernos Temáticos de Apoio à Aprendizagem que são organizados em duas partes: planejamento da unidade por componente curricular e as “Trilhas de Aprendizagem”, significando sequências didáticas que dinamizam o processo de ensino e aprendizagem. Os cadernos são produzidos em nove etapas e tem compromisso com o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), a partir do alcance dos objetivos de aprendizagem previstos nos Cadernos. Especificamente, o caderno de história possui orientações voltadas para a valorização das pessoas pretas e escravizadas, enfatizando os movimentos sociais como as revoltas dos Malês e a luta do povo preto por direitos iguais e cidadania. O DCRB orienta de modo a respeitar a diversidade humana e cultural das pessoas pretas. Na conclusão desse trabalho, se inferi que, mesmo atendendo ao projeto de educação voltada para o mundo do trabalho com competências e habilidades dos documentos que regem a educação no Brasil, os cadernos da EJA têm contribuído para uma educação antirracista e emancipadora para as pessoas que se encontram na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação antirracista. Livro didático. Segregaçãopt_BR
Título: dc.titleA PROBLEMÁTICA DA QUESTÃO RACIAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NA BAHIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes Históricos no Espaço Escolarpt_BR
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