Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Nerisvaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-16T13:50:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-16T13:50:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Defesa de Nerisvaldo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869608 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação para pessoas pretas foi proibida por muito tempo no Brasil, hoje é concebida como direito de todos e dever do estado. A imagem do negro nos livros didáticos durante muito tempo foi uma imagem negativa e passível de racismos, ampliando as diferenças entre educandos até a criação de leis que pudessem mudar essa situação. A educação básica tem diversas modalidades com metodologia e material didático diferenciado para atender as especificidades de cada grupo de educando, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma delas. Tendo isso em vista, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar como os negros são representados no livro didático da EJA. Como objetivos específicos procurou-se proporcionar uma discussão a respeito da construção do negro a partir da lógica europeia no contexto escolar e nos livros didáticos e a segregação socioambiental na sociedade atual; analisa como os negros são apresentados nos livros didáticos da educação de jovens e adultos, assim como identificar o papel dos movimentos sociais na luta por direitos igualitários na educação para as pessoas pretas. No mesmo sentido, buscou-se apresentar como produto um plano com um calendário para uma educação antirracista nas escolas. Assim sendo, a presente pesquisa se caracteriza como descritiva, exploratória e qualitativa com análise dos documentos que regem a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Os resultados demonstram que a EJA não utiliza livro didático, mas Cadernos Temáticos de Apoio à Aprendizagem que são organizados em duas partes: planejamento da unidade por componente curricular e as “Trilhas de Aprendizagem”, significando sequências didáticas que dinamizam o processo de ensino e aprendizagem. Os cadernos são produzidos em nove etapas e tem compromisso com o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), a partir do alcance dos objetivos de aprendizagem previstos nos Cadernos. Especificamente, o caderno de história possui orientações voltadas para a valorização das pessoas pretas e escravizadas, enfatizando os movimentos sociais como as revoltas dos Malês e a luta do povo preto por direitos iguais e cidadania. O DCRB orienta de modo a respeitar a diversidade humana e cultural das pessoas pretas. Na conclusão desse trabalho, se inferi que, mesmo atendendo ao projeto de educação voltada para o mundo do trabalho com competências e habilidades dos documentos que regem a educação no Brasil, os cadernos da EJA têm contribuído para uma educação antirracista e emancipadora para as pessoas que se encontram na Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Educação antirracista. Livro didático. Segregação | pt_BR |
Título: dc.title | A PROBLEMÁTICA DA QUESTÃO RACIAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NA BAHIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes Históricos no Espaço Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Nerisvaldo (4) (1).pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869608/2/Nerisvaldo (4) (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons