Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Vitor Vasconcelos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fialho, Roberto Paulo Bibas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-14T20:42:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-14T20:42:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | CUBANDO CONSCIÊNCIA: Desvendando o Volume de Sólidos e a Gestão do Lixo no Bairro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869600 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi elaborado com o propósito de guiar os professores duranteasaulas de matemática para o ensino do Cálculo do Volume, assunto que correspondeaumdos tópicos da Geometria Espacial, o qual faz parte do conteúdo do 3º ano doEnsinoMédio. O professor de matemática poderá aplicar no decorrer das aulas baseando-senarealidade do aluno, fazendo uso da modelagem matemática por meio da cubagemdelixona localidade em que cada aluno mora, sabendo que essa é uma realidade comumatodos os alunos e não possui um equipamento que possa medir essa estimativa. Buscamos contribuir para a implementação dessa metodologia emsala deaula, obedecendo aos princípios da BNCC e garantindo que o aluno seja o agente doseupróprio conhecimento como podemos ver em (BRASIL, 2017, p. 327) “É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-seemprocessos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos deinvestigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeirasexplicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúdeeseu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens eosprocedimentos próprios das Ciências da Natureza.” Com a modelagem matemática é possível explorar os processos matemáticosderesolução de problemas, investigação, desenvolvimento de projetos comoformasprivilegiadas de atividade matemática. Nesse sentido, buscamos mostrar nesse trabalhocomo fazer uso da modelagem matemática em uma abordagemque permite conectarconceitos matemáticos com situações do cotidiano. Sendo assim, no contexto dolixoedoproblema ambiental, é possível explorar a modelagem matemática de várias maneiras, uma delas trata-se da abordagem a cerca da cubagem do lixo no bairro emque oalunoreside, levando em consideração as orientações da BNCC de 2018 e propondomeiospara o aluno desenvolver seu raciocínio, “modelar situações diversas por meio da linguagem específica da matemática–verificando que os recursos dessa linguagem são mais apropriados e seguros nabusca de soluções e respostas – e, ao mesmo tempo, promover odesenvolvimento de seu próprio raciocínio.” (BRASIL, 2018, p. 529) Neste trabalho mostraremos uma forma para obtenção de ummodeloquedescreve matematicamente um fenômeno da realidade. O caminho para construçãodesse modelo faz com que o aluno possa compreender e estudar, gerando hipótesesereflexões sobre o processo de cubagem do lixo no bairro. Com finalidade didáticaparaoensino-aprendizagem de matemática em sala de aula. Portanto, este trabalho vem acrescentar ao ensino da matemática uma formadeutilizar a Modelagem Matemática como uma ferramenta para que o alunopossaentender e prever o comportamento de sistemas complexos, permitindo, na maioriadasvezes, a criação de modelos matemáticos que representam sistemas reais deforma simplificada e a realização de simulações computacionais para análise e tomadadedecisões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2365 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Volume de Sólidos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão doLixo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cubagem | pt_BR |
Título: dc.title | CUBANDO CONSCIÊNCIA: Desvendando o Volume de Sólidos e a Gestão do Lixo no Bairro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Vitor Vasconcelos Modelagem.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869600/1/Livro Vitor Vasconcelos Modelagem.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: