CUBANDO CONSCIÊNCIA: Desvendando o Volume de Sólidos e a Gestão do Lixo no Bairro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Vitor Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Roberto Paulo Bibas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-14T20:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-14T20:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-14-
identificador: dc.identifier.otherCUBANDO CONSCIÊNCIA: Desvendando o Volume de Sólidos e a Gestão do Lixo no Bairropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869600-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado com o propósito de guiar os professores duranteasaulas de matemática para o ensino do Cálculo do Volume, assunto que correspondeaumdos tópicos da Geometria Espacial, o qual faz parte do conteúdo do 3º ano doEnsinoMédio. O professor de matemática poderá aplicar no decorrer das aulas baseando-senarealidade do aluno, fazendo uso da modelagem matemática por meio da cubagemdelixona localidade em que cada aluno mora, sabendo que essa é uma realidade comumatodos os alunos e não possui um equipamento que possa medir essa estimativa. Buscamos contribuir para a implementação dessa metodologia emsala deaula, obedecendo aos princípios da BNCC e garantindo que o aluno seja o agente doseupróprio conhecimento como podemos ver em (BRASIL, 2017, p. 327) “É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-seemprocessos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos deinvestigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeirasexplicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúdeeseu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens eosprocedimentos próprios das Ciências da Natureza.” Com a modelagem matemática é possível explorar os processos matemáticosderesolução de problemas, investigação, desenvolvimento de projetos comoformasprivilegiadas de atividade matemática. Nesse sentido, buscamos mostrar nesse trabalhocomo fazer uso da modelagem matemática em uma abordagemque permite conectarconceitos matemáticos com situações do cotidiano. Sendo assim, no contexto dolixoedoproblema ambiental, é possível explorar a modelagem matemática de várias maneiras, uma delas trata-se da abordagem a cerca da cubagem do lixo no bairro emque oalunoreside, levando em consideração as orientações da BNCC de 2018 e propondomeiospara o aluno desenvolver seu raciocínio, “modelar situações diversas por meio da linguagem específica da matemática–verificando que os recursos dessa linguagem são mais apropriados e seguros nabusca de soluções e respostas – e, ao mesmo tempo, promover odesenvolvimento de seu próprio raciocínio.” (BRASIL, 2018, p. 529) Neste trabalho mostraremos uma forma para obtenção de ummodeloquedescreve matematicamente um fenômeno da realidade. O caminho para construçãodesse modelo faz com que o aluno possa compreender e estudar, gerando hipótesesereflexões sobre o processo de cubagem do lixo no bairro. Com finalidade didáticaparaoensino-aprendizagem de matemática em sala de aula. Portanto, este trabalho vem acrescentar ao ensino da matemática uma formadeutilizar a Modelagem Matemática como uma ferramenta para que o alunopossaentender e prever o comportamento de sistemas complexos, permitindo, na maioriadasvezes, a criação de modelos matemáticos que representam sistemas reais deforma simplificada e a realização de simulações computacionais para análise e tomadadedecisões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2365pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVolume de Sólidospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão doLixopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCubagempt_BR
Título: dc.titleCUBANDO CONSCIÊNCIA: Desvendando o Volume de Sólidos e a Gestão do Lixo no Bairropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais