Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, LUÍS FERNANDO FUNARI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, RUDOLPH DOS SANTOS GOMES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-12T18:23:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-12T18:23:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MEDIDAS ESTATÍSTICAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869582 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Quando discutimos os conceitos abordados no ensino básico de Matemática, a Estatística emerge como um tema de grande relevância prática. Embora muitas vezes seja considerada essencial apenas para carreiras em áreas exatas, a Estatística impacta significativamente o cotidiano de todos os alunos, independentemente de sua futura trajetória profissional. Reis et al. (2018) destacam duas razões principais para a importância do estudo da Estatística. Primeiro, vivemos em um mundo repleto de informações provenientes de estudos sociológicos, econômicos, sondagens políticas e pesquisas científicas. Compreender Estatística nos permite avaliar criticamente esses dados, verificar a qualidade das informações e evitar conclusões errôneas. Em segundo lugar, a Estatística é uma ferramenta indispensável em diversas áreas do conhecimento, como ciências sociais, políticas, econômicas, biológicas, físicas e médicas, além de ser essencial para a prática do método científico. A Estatística não apenas facilita a compreensão da realidade, mas também desempenha um papel crucial na formação do cidadão. Campos (2007) enfatiza que a Educação Estatística deve ser transformadora e emancipadora, servindo como uma ferramenta fundamental na sociedade da informação. Lopes (2008, p. 63) reforça que o desenvolvimento do pensamento probabilístico e estatístico pode realçar as potencialidades formativas da Matemática. Integrando temas e problemas reais no ensino, esperamos que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas que os capacitem a atuar de maneira crítica e informada na sociedade. Historicamente, a inclusão de conceitos de Estatística no currículo do ensino fundamental começou com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e foi consolidada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca a importância da Probabilidade e Estatística (Araújo, 2020). A BNCC afirma que “todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar decisões adequadas” (Brasil, 2018, p. 274). A proficiência em Estatística é crucial para decisões informadas em áreas como consumo, orçamento familiar e leitura crítica de gráficos e tabelas. Contudo, o modelo tradicional de ensino, muitas vezes baseado em aulas expositivas e exercícios repetitivos, pode não ser suficiente para estimular a 9 construção ativa do conhecimento (Pfromm, 1987). É essencial adotar novas abordagens que integrem tecnologias e métodos inovadores no ensino da Estatística. Com base na premissa de que o ciclo investigativo PPADC (Problematização, Pesquisa, Análise, Discussão e Construção) é uma metodologia eficaz para o ensino de conceitos estatísticos, a elaboração de um caderno de atividades para alunos do nono ano pode aprimorar diversas competências estatísticas. Esse caderno visa proporcionar um aprendizado mais engajado e contextualizado, permitindo que os alunos formulem perguntas e problemas relevantes a partir de dados reais ou hipotéticos. Eles aprenderão a definir questões claras, formular hipóteses, analisar e interpretar dados usando métodos estatísticos básicos, e representar informações com gráficos e tabelas. A discussão crítica dos resultados permitirá que avaliem a qualidade dos dados, identifiquem fontes de erro e considerem diferentes interpretações. Finalmente, desenvolverão a capacidade de comunicar resultados de forma clara e fundamentada. O Caderno de Atividades está estruturado com uma introdução, sugestões para o planejamento docente com atividades de modelagem matemática, e orientações sobre o tratamento das atividades, incluindo recomendações para os professores. As considerações finais apresentaram também possibilidades para o desenvolvimento futuro do material. Espera-se que, ao utilizar o ciclo investigativo PPADC, os alunos do nono ano tenham uma experiência de aprendizado engajada e reflexiva, aprimorando uma ampla gama de competências estatísticas e tornando o processo de ensino mais dinâmico e interativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 520 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de medidas estatísticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno de Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 9º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem prática | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MEDIDAS ESTATÍSTICAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUÍS FERNANDO FUNARI GOMES.pdf | 520,47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869582/2/LUÍS FERNANDO FUNARI GOMES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons