Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIRIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Édira Castello Branco de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-11T13:29:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-11T13:29:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Explorando_agua_matematica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869561 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ensinar é uma arte, e, arte envolve conhecimento, desenvolvimento, incentivo, comunicação e inspiração. Assim, um licenciado em matemática é responsável por promover em sua sala de aula o conhecimento da matemática em suas mais variadas vertentes, se comunicando com todos e promovendo a educação para todos. Água é vida e está presente em 70% da composição dos organismos vivos. Com o olhar matemático sobre a molécula da água, uma associação direta é com a figura geométrica que representa um triângulo, mas, com a visão filosófica da água, um dos quatro elementos da natureza, associa-se ao icosaedro. No olhar matemático, analisa-se os sólidos de Platão como figuras geométricas e, na visão filosófica se associa à geometria sagrada e, indiretamente à arte, saúde e arquitetura. Com esta perspectiva e a partir da estrutura da molécula da água, exploram-se práticas de ensino que conversam com a geometria, álgebra e grafologia, além de serem indicadas ferramentas associando à arte e geometria sagrada. Estarão sendo apresentadas quatro práticas de ensino envolvendo geometria, três explorando a proporção áurea e três vinculadas à função, além de atividade relacionada à teoria dos grafos. Foi possível observar um extenso universo matemático a ser explorado a partir da molécula de água nos diversos níveis de aprendizagem e como se torna rico o ensino desta ciência a partir de um referencial, inicialmente não associado a mesma. A diversidade em uma sala de aula é um fato, tanto na perspectiva intelectual quanto social, assim, promover atividades que aproximem o aluno do entendimento e interesse na ciência da matemática se torna relevante e urgente visando fortalecimento na formação de nossas crianças e jovens. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.512.064 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Água | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Figuras geométricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proporção áurea | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Solubilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Grafos | pt_BR |
Título: dc.title | Explorando a molécula da água no ensino da matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Explorando_agua_matematica_final.pdf | 7,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869561/2/Explorando_agua_matematica_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons