Explorando a molécula da água no ensino da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIRIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Édira Castello Branco de Andrade-
Autor(es): dc.contributor.authorRainha, Marcelo Leonardo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-11T13:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-11T13:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherExplorando_agua_matematicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869561-
Resumo: dc.description.abstractEnsinar é uma arte, e, arte envolve conhecimento, desenvolvimento, incentivo, comunicação e inspiração. Assim, um licenciado em matemática é responsável por promover em sua sala de aula o conhecimento da matemática em suas mais variadas vertentes, se comunicando com todos e promovendo a educação para todos. Água é vida e está presente em 70% da composição dos organismos vivos. Com o olhar matemático sobre a molécula da água, uma associação direta é com a figura geométrica que representa um triângulo, mas, com a visão filosófica da água, um dos quatro elementos da natureza, associa-se ao icosaedro. No olhar matemático, analisa-se os sólidos de Platão como figuras geométricas e, na visão filosófica se associa à geometria sagrada e, indiretamente à arte, saúde e arquitetura. Com esta perspectiva e a partir da estrutura da molécula da água, exploram-se práticas de ensino que conversam com a geometria, álgebra e grafologia, além de serem indicadas ferramentas associando à arte e geometria sagrada. Estarão sendo apresentadas quatro práticas de ensino envolvendo geometria, três explorando a proporção áurea e três vinculadas à função, além de atividade relacionada à teoria dos grafos. Foi possível observar um extenso universo matemático a ser explorado a partir da molécula de água nos diversos níveis de aprendizagem e como se torna rico o ensino desta ciência a partir de um referencial, inicialmente não associado a mesma. A diversidade em uma sala de aula é um fato, tanto na perspectiva intelectual quanto social, assim, promover atividades que aproximem o aluno do entendimento e interesse na ciência da matemática se torna relevante e urgente visando fortalecimento na formação de nossas crianças e jovens.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.512.064pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectÁguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFiguras geométricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProporção áureapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSolubilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGrafospt_BR
Título: dc.titleExplorando a molécula da água no ensino da matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons