Blog-Aprendendo hidrólise Salina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFTMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Claudinei Osorio-
Autor(es): dc.contributor.authorRossi, Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Evandro Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-13T10:45:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-13T10:45:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://projetoquimicafv.blogspot.com/-
identificador: dc.identifier.otherNão se aplicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869547-
Resumo: dc.description.abstractEstudos relatam dificuldades de estudantes com relação à aprendizagem de conteúdos das ciências exatas, principalmente os da área de Química (SANTOS; SILVA; ANDRADE; LIMA, 2013; MENESES; NUÑEZ, 2018). Dentre os conteúdos de Química ministrados no Ensino Médio, a hidrólise salina tem sido apontada pelos estudantes como um dos mais complicados, em função do elevado nível de abstração (PITANGA et al., 2015). A dificuldade aumenta quando os estudantes tem que diferenciar o conceito de hidrólise salina da solvatação de um íon. Na solvatação, as moléculas de água se associam aos íons em solução e formam camadas de hidratação ao seu redor. Na hidrólise salina ocorre reação química entre cátions, ânions e a água, rompendo as ligações covalentes da molécula de água. (FATIBELO-FILHO et al., 2006). Vale considerar que a hidrólise salina pode ser notada em situações do nosso cotidiano, como por exemplo, o uso do sal bicarbonato de sódio para aliviar a acidez estomacal, popularmente conhecida como “azia”. A hidrólise salina é um tópico muito importante para o entendimento de todas as áreas da Química, além de estar associada a outros conceitos também relevantes, como o de ácidos, bases, reações de neutralização, autoionização da água, pH e pOH. Considerando a complexidade do entendimento de hidrólise salina, a quantidade de aulas semanais da disciplina “Química” no Ensino Médio e as metodologias de ensino empregadas, os estudantes podem se sentir desmotivados a aprender Química (PITANGA et al., 2015). No intuito de buscar alternativas para minimizar as dificuldades de aprendizagem relacionadas aos conteúdos de hidrólise salina, esse produto educacional contempla o uso da tecnologia digital de informação e comunicação por meio do blog intitulado “Aprendendo Hidrólise Salina”, contemplando a perspectiva do Ensino Híbrido. O blog explora diferentes atividades por meio da sala de aula invertida e do laboratório rotacional. As atividades propostas servem como sugestões, podendo ser adaptadas de acordo com as necessidades e realidades dos estudantes e professores. O blog “Aprendendo Hidrólise Salina” é indicado tanto para o Professor quanto para os estudantes, sendo que a parte direcionada aos Professores, com as atividades a serem desenvolvidas na perspectiva do Ensino Híbrido está disponível no endereço http://projetoquimicafv.blogspot.com. Para os estudantes, o endereço é o https://aprendendohidrolisesalina.blogspot.com. Referências: SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, vol. 9, n. 7, p. 2-6, 2013. MENESES, F. M. G; NUÑEZ, I. B. Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo. Ciência&Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 175-190, 2018. Disponível em: /http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v24n1/1516-7313-ciedu-24-01-0175.pdf/. Acesso em: 20 jan 2019. PITANGA, A.F.; SANTOS, B.L.S.R.; SANTOS, L.D.; ROCHA, L.B.; CUNHA, S.J.; FERREIRA, W.M. A composição da água mineral: uma proposta de projeto para a discussão de conceitos de hidrólise salina. Scientia Plena, v. 11, n. 6, p. 1-8, 2015. FATIBELLO-FILHO, O.; WOLF, L. D.; ASSUMPÇÃO, M. H. M. T.; LEITE, O. D. Experimento simples e rápido ilustrando a hidrólise de sais. Química Nova na Escola, n. 24, p. 30-34, 2006. Disponível em: /http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_2/06-EA-111-15.pdf/. Acesso em: 12 jan 2019.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentNão se aplicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypesitept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titleBlog-Aprendendo hidrólise Salinapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseQuímicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Médiopt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons