Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FURTADO, Idehize Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SÁ, Antônia Margareth Moita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-10T13:55:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-10T13:55:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | NOTA TÉCNICA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O ENSINO DAS DIMENSÕES ÉTICA E LEGAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869532 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Nota Técnica intitulada "Concepções de docentes de enfermagem sobre o ensino das dimensões ética e legal: contribuições para a formação", é um produto da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. O objetivo principal do estudo foi identificar as concepções de docentes do curso de graduação em enfermagem sobre a abordagem das dimensões ética e legal na formação dos enfermeiros, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, destaca a importância de ir além das normatizações do Código de Ética e da Lei do Exercício Profissional, promovendo uma formação que aborde valores, direitos e responsabilidades sociais. A ética é apresentada como central nas relações profissionais, exigindo uma reflexão crítica e reflexiva dos docentes e discentes. Os resultados da pesquisa visam contribuir para a reestruturação do projeto político pedagógico do curso de enfermagem, sugerindo melhorias na formação ética e legal dos futuros profissionais. A nota técnica também enfatiza a necessidade de uma formação que desenvolva habilidades de liderança, tomada de decisão e uma postura crítica, alinhada às exigências do mercado de trabalho e à realidade social contemporânea | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 358KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação em Enfermagem | pt_BR |
Título: dc.title | NOTA TÉCNICA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O ENSINO DAS DIMENSÕES ÉTICA E LEGAL - CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto idehize.pdf | 357,9 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869532/2/produto idehize.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons