NOTA TÉCNICA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O ENSINO DAS DIMENSÕES ÉTICA E LEGAL - CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFURTADO, Idehize Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ, Antônia Margareth Moita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-10T13:55:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-10T13:55:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherNOTA TÉCNICA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O ENSINO DAS DIMENSÕES ÉTICA E LEGAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869532-
Resumo: dc.description.abstractA Nota Técnica intitulada "Concepções de docentes de enfermagem sobre o ensino das dimensões ética e legal: contribuições para a formação", é um produto da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. O objetivo principal do estudo foi identificar as concepções de docentes do curso de graduação em enfermagem sobre a abordagem das dimensões ética e legal na formação dos enfermeiros, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, destaca a importância de ir além das normatizações do Código de Ética e da Lei do Exercício Profissional, promovendo uma formação que aborde valores, direitos e responsabilidades sociais. A ética é apresentada como central nas relações profissionais, exigindo uma reflexão crítica e reflexiva dos docentes e discentes. Os resultados da pesquisa visam contribuir para a reestruturação do projeto político pedagógico do curso de enfermagem, sugerindo melhorias na formação ética e legal dos futuros profissionais. A nota técnica também enfatiza a necessidade de uma formação que desenvolva habilidades de liderança, tomada de decisão e uma postura crítica, alinhada às exigências do mercado de trabalho e à realidade social contemporâneapt_BR
Tamanho: dc.format.extent358KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectproduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLegislação em Enfermagempt_BR
Título: dc.titleNOTA TÉCNICA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O ENSINO DAS DIMENSÕES ÉTICA E LEGAL - CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino em Saúde na Amazôniapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino em Saúde na Amazôniapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons