Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rogério, Francélio Mota | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-08T15:23:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-08T15:23:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1513 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gestão escolar: um olhar para as múltiplas realidades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869504 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Quando voltamos o olhar para os sujeitos dos processos educacionais, inevitavelmente constatamos que a Gestão Escolar constitui um importante segmento para a vida da comunidade escolar. Não diferente, várias são as realidades que os gestores escolares precisam se apropriar par desenvolver bem, essa função. Este livro reúne o fomento de diversas realidades e diferentes dimensões da atuação do gestor escolar, contribuindo diretamente para a compreensão da comunidade escolar sobre a prática educativa do gestor em uma unidade de ensino. O primeiro capítulo dessa publicação traz uma compreensão geral da Gestão Escolar a partir da dimensão participativa e democrática do seguimento. Nos dois capítulos seguintes, trata-se de uma abordagem mais direta sobre os desafios da Gestão Escolar nos últimos anos do século XXI, com um acento para uma pesquisa de ‘Estado da Arte’ voltada para o período de 2016 a 2020. No quarto e quinto capítulo da obra a nossa atenção está direcionada para a importância do agente direto da pessoa do gestor escolar e o seu papel essencial na instituição de ensino. Já no sexto capítulo tem-se um olhar específico da relação da gestão escolar com o fomento das novas tecnologias, apresentando-os como uma parceria indispensável de fortalecimento da prática gestora e dos processos educacionais de ensino e aprendizagem. Os dois últimos capítulos tratam de duas temáticas importantes com relação direta com a gestão escolar, a saber: a relação específica da gestão e o financeiro da escola com ênfase no PDDE e, o outro assunto, a importância da interação da família com a escola na visão de gestores escolares. O primeiro traz uma reflexão da autonomia da escola, no sentido da gerência, na pessoa do gestor escolar, do recurso financeiro em questão. E o segundo, nos leva a um olhar do gestor para a necessidade da família na escola. ISBN 978-65-5388-263-8 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-263-8 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Gestão escolar: um olhar para as múltiplas realidades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: