Gestão escolar: um olhar para as múltiplas realidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRogério, Francélio Mota-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-08T15:23:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-08T15:23:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1513-
identificador: dc.identifier.otherGestão escolar: um olhar para as múltiplas realidadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869504-
Resumo: dc.description.abstractQuando voltamos o olhar para os sujeitos dos processos educacionais, inevitavelmente constatamos que a Gestão Escolar constitui um importante segmento para a vida da comunidade escolar. Não diferente, várias são as realidades que os gestores escolares precisam se apropriar par desenvolver bem, essa função. Este livro reúne o fomento de diversas realidades e diferentes dimensões da atuação do gestor escolar, contribuindo diretamente para a compreensão da comunidade escolar sobre a prática educativa do gestor em uma unidade de ensino. O primeiro capítulo dessa publicação traz uma compreensão geral da Gestão Escolar a partir da dimensão participativa e democrática do seguimento. Nos dois capítulos seguintes, trata-se de uma abordagem mais direta sobre os desafios da Gestão Escolar nos últimos anos do século XXI, com um acento para uma pesquisa de ‘Estado da Arte’ voltada para o período de 2016 a 2020. No quarto e quinto capítulo da obra a nossa atenção está direcionada para a importância do agente direto da pessoa do gestor escolar e o seu papel essencial na instituição de ensino. Já no sexto capítulo tem-se um olhar específico da relação da gestão escolar com o fomento das novas tecnologias, apresentando-os como uma parceria indispensável de fortalecimento da prática gestora e dos processos educacionais de ensino e aprendizagem. Os dois últimos capítulos tratam de duas temáticas importantes com relação direta com a gestão escolar, a saber: a relação específica da gestão e o financeiro da escola com ênfase no PDDE e, o outro assunto, a importância da interação da família com a escola na visão de gestores escolares. O primeiro traz uma reflexão da autonomia da escola, no sentido da gerência, na pessoa do gestor escolar, do recurso financeiro em questão. E o segundo, nos leva a um olhar do gestor para a necessidade da família na escola. ISBN 978-65-5388-263-8 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-263-8pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolarpt_BR
Título: dc.titleGestão escolar: um olhar para as múltiplas realidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.