Formação Continuada: O Pensamento Computacional como Prática Educativa no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Silvana Aparecida Ataide do-
Autor(es): dc.contributor.authorSanavria, Claudio Zarate-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-07T15:07:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-07T15:07:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
identificador: dc.identifier.otherRoteiro - Formação Continuada - O Pensamento Computacional no EMIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869502-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional compreende uma formação continuada online sobre o Pensamento Computacional como prática educativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo a colaboração como prática educativa preconizada no seu desenvolvimento. O público-alvo consiste em docentes atuantes em cursos técnicos integrados e/ou subsequentes ao ensino médio. A formação continuada prevê carga horária de 16 horas e está organizada em 4 (quatro) módulos, sendo eles: 1) Pilares do Pensamento Computacional; 2) Desenvolvendo Competências e Habilidades com Pensamento Computacional; 3) Computação Desplugada; 4) Introdução à Programação. A formação tem como objetivos: a) Compreender os 4 pilares do Pensamento Computacional e sua relação com o desenvolvimento de competências e habilidades segundo a BNCC; b) Criar atividades desplugadas que abordam o Pensamento Computacional; c) Relacionar problemas com elaboração de soluções utilizando conceitos básicos da construção de algoritmos. O produto é fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1611pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectColaboraçãopt_BR
Título: dc.titleFormação Continuada: O Pensamento Computacional como Prática Educativa no Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons