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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Silvana Aparecida Ataide do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sanavria, Claudio Zarate | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-07T15:07:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-07T15:07:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Roteiro - Formação Continuada - O Pensamento Computacional no EMI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869502 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional compreende uma formação continuada online sobre o Pensamento Computacional como prática educativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo a colaboração como prática educativa preconizada no seu desenvolvimento. O público-alvo consiste em docentes atuantes em cursos técnicos integrados e/ou subsequentes ao ensino médio. A formação continuada prevê carga horária de 16 horas e está organizada em 4 (quatro) módulos, sendo eles: 1) Pilares do Pensamento Computacional; 2) Desenvolvendo Competências e Habilidades com Pensamento Computacional; 3) Computação Desplugada; 4) Introdução à Programação. A formação tem como objetivos: a) Compreender os 4 pilares do Pensamento Computacional e sua relação com o desenvolvimento de competências e habilidades segundo a BNCC; b) Criar atividades desplugadas que abordam o Pensamento Computacional; c) Relacionar problemas com elaboração de soluções utilizando conceitos básicos da construção de algoritmos. O produto é fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1611 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada: O Pensamento Computacional como Prática Educativa no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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