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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Raphael Bessa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Giovana Silva da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-06T17:18:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-06T17:18:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Desenvolvimento da oralidade nos anos finais no ensino fundamental – o gênero podcast na sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869464 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo propõe, a partir do gênero digital podcast, uma metodologia para que o professor possa tornar a sala de aula um ambiente propício ao desenvolvimento da oralidade e do aluno. Para a construção desta pesquisa, foram lidos os autores Zilberman e Lajolo (1993), Rojo e Barbosa (2015), Cosson (2018), Costa Val (2006), Primo (2005) e Schneuwly e Dolz (2010). O referencial teórico também é composto pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC (2018) e pela obra de literatura infantojuvenil Histórias de quem conta histórias (2018), uma coletânea – organizada por Lenice Gomes e Fabiano Moraes – de contos registrados por diferentes contadores, os quais são originados do Brasil, de Portugal e do México. Assim, mediante uma pesquisa bibliográfica com fins a uma pesquisa-ação, buscase a construção de um projeto interventivo. Isso porque, durante as aulas presenciais após o período de ensino remoto, a dificuldade dos discentes em explicar seus respectivos trabalhos acadêmicos e tecer análises sobre seus livros paradidáticos foi notável. Diante disso, defendese que o gênero digital podcast tem potencial pedagógico para auxiliar o estudante a partilhar informações, experiências e impressões, visto que, para a construção de tal, considera-se planejamento, produção e adaptação à situação comunicativa. O projeto foi aplicado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada no município de Ananindeua, no Pará. Com isso, os alunos aprenderam as características do gênero podcast, refletiram sobre diferentes contextos em que se produzem textos orais e compreenderam as diferenças formais, estilísticas e linguísticas que esses determinam. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 248kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast. Oralidade. Literatura. Criticidade. Ensino. | pt_BR |
Título: dc.title | Desenvolvimento da oralidade nos anos finais no ensino fundamental – o gênero podcast na sala de aula. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Estudos Literários e suas Práticas Educativas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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