Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Espírito Santo, Renata Monteiro do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinho, José Ricardo Dordron de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-05T16:21:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-05T16:21:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | RENATAESPÍRITOSANTO2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869458 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No ensino de Língua Portuguesa, os sinais de pontuação nem sempre fazem parte das aulas, embora sejam uma importante ferramenta para a construção e compreensão de textos escritos e, por conseguinte, elementos importantes para o processo de letramento linguístico do educando. A relevância desses recursos notacionais implicou a elaboração de uma série de sequências didáticas nas quais se apresentam sugestões de atividades que pretendem contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa a partir do ensino dos sinais de pontuação, de modo a trazer colaborações tanto para a competência leitora, quanto para a competência escrita do educando. Para tal, este trabalho se baseou em Oliveira (2013) para elaborar sequências didáticas cujas atividades, a partir de gêneros discursivos literários e não literários, propõem exercícios que se propõem a levar o discente a compreender a funcionalidade coesiva, estilística e discursiva dos pontos de exclamação e interrogação, das aspas, das reticências, dos dois pontos, dos parênteses e do travessão. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Pontuação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competência comunicativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação (Linguística educacional) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento linguístico | pt_BR |
Título: dc.title | Propostas de sequências didáticas para o ensino dos sinais de pontuação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RENATAESPÍRITOSANTO2024PRODEDUC.pdf | 5,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869458/1/RENATAESPÍRITOSANTO2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: