Propostas de sequências didáticas para o ensino dos sinais de pontuação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEspírito Santo, Renata Monteiro do-
Autor(es): dc.contributor.authorPinho, José Ricardo Dordron de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-05T16:21:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-05T16:21:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-04-
identificador: dc.identifier.otherRENATAESPÍRITOSANTO2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869458-
Resumo: dc.description.abstractNo ensino de Língua Portuguesa, os sinais de pontuação nem sempre fazem parte das aulas, embora sejam uma importante ferramenta para a construção e compreensão de textos escritos e, por conseguinte, elementos importantes para o processo de letramento linguístico do educando. A relevância desses recursos notacionais implicou a elaboração de uma série de sequências didáticas nas quais se apresentam sugestões de atividades que pretendem contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa a partir do ensino dos sinais de pontuação, de modo a trazer colaborações tanto para a competência leitora, quanto para a competência escrita do educando. Para tal, este trabalho se baseou em Oliveira (2013) para elaborar sequências didáticas cujas atividades, a partir de gêneros discursivos literários e não literários, propõem exercícios que se propõem a levar o discente a compreender a funcionalidade coesiva, estilística e discursiva dos pontos de exclamação e interrogação, das aspas, das reticências, dos dois pontos, dos parênteses e do travessão.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Pontuaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação (Linguística educacional)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento linguísticopt_BR
Título: dc.titlePropostas de sequências didáticas para o ensino dos sinais de pontuaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais