Mitologames: jogos e releituras míticas

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Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marco Antonio Lima da-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Jorge Luiz Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-06T19:14:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-06T19:14:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-14-
identificador: dc.identifier.otherMARCOSILVA2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869448-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado com o intuito de fornecer recursos didáticos para professores de Língua Portuguesa e Literatura, assim como de outros componentes curriculares em práticas interdisciplinares, para o ensino de Leitura Literária nas aulas do segundo segmento do Ensino Fundamental. O material didático se fundamenta em dois eixos: o letramento literário e a aprendizagem por jogos, uma vez que ambos compartilharem tanto de aspectos estruturais quanto da capacidade de proporcionar a fruição. Nesse sentido, são trabalhados os mitos gregos enfatizando a importância da curadoria da adaptação literária para uso em sala de aula, a oralidade, a abordagem polissêmica e intertextual desse gênero narrativo, a íntima ligação do mito com a civilização na qual floresceu e seus temas atemporais. Esse letramento mítico, sistematizado em sequências didáticas, pode ser interpretado e concretizado por meio de jogos de tabuleiro com elementos narrativos que auxiliam no aprendizado lúdico e sugestivo ora de conteúdos literários e conceitos gramaticais, ora de comportamentos e condutas para formação cidadã do estudante. Na primeira parte deste produto são apresentados os pressupostos teóricos do letramento literário mítico, dos aspectos do jogo formal representado pelos jogos de tabuleiro e a possibilidade de conjugar mito e jogos por meio de sequência didáticas. A segunda parte envolve a demonstração de práticas desenvolvidas por mim e meus alunos através da proposição de estratégias para ensino por meio do mito e dos jogos de tabuleiro. Nesse propósito, optou-se por usar a Odisseia de Homero como itinerário para o letramento literário e ludopedagógico e, à medida em que a narrativa acontece, são apresentadas ao docente sugestões, tutoriais e jogos que podem auxiliar e inspirar suas aulas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMitologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos na educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCaiçaraspt_BR
Título: dc.titleMitologames: jogos e releituras míticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
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