Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marco Antonio Lima da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Jorge Luiz Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-06T19:14:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-06T19:14:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCOSILVA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869448 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi elaborado com o intuito de fornecer recursos didáticos para professores de Língua Portuguesa e Literatura, assim como de outros componentes curriculares em práticas interdisciplinares, para o ensino de Leitura Literária nas aulas do segundo segmento do Ensino Fundamental. O material didático se fundamenta em dois eixos: o letramento literário e a aprendizagem por jogos, uma vez que ambos compartilharem tanto de aspectos estruturais quanto da capacidade de proporcionar a fruição. Nesse sentido, são trabalhados os mitos gregos enfatizando a importância da curadoria da adaptação literária para uso em sala de aula, a oralidade, a abordagem polissêmica e intertextual desse gênero narrativo, a íntima ligação do mito com a civilização na qual floresceu e seus temas atemporais. Esse letramento mítico, sistematizado em sequências didáticas, pode ser interpretado e concretizado por meio de jogos de tabuleiro com elementos narrativos que auxiliam no aprendizado lúdico e sugestivo ora de conteúdos literários e conceitos gramaticais, ora de comportamentos e condutas para formação cidadã do estudante. Na primeira parte deste produto são apresentados os pressupostos teóricos do letramento literário mítico, dos aspectos do jogo formal representado pelos jogos de tabuleiro e a possibilidade de conjugar mito e jogos por meio de sequência didáticas. A segunda parte envolve a demonstração de práticas desenvolvidas por mim e meus alunos através da proposição de estratégias para ensino por meio do mito e dos jogos de tabuleiro. Nesse propósito, optou-se por usar a Odisseia de Homero como itinerário para o letramento literário e ludopedagógico e, à medida em que a narrativa acontece, são apresentadas ao docente sugestões, tutoriais e jogos que podem auxiliar e inspirar suas aulas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mitologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos na educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Caiçaras | pt_BR |
Título: dc.title | Mitologames: jogos e releituras míticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARCOSILVA2024PRODEDUC.pdf | 36,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869448/2/MARCOSILVA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons