Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Raphael Bessa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santiago, Bianca Socorro Salomão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-06T17:14:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-06T17:14:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | O feminino na literatura – uso de videoartes nas práticas escolares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869446 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo geral a apresentação de uma sequência didática, utilizando o gênero videoartes como instrumento de ensino da literatura. A proposta pedagógica é direcionada para a 3ª série do Ensino Médio (EM), e foi aplicada em uma instituição educacional pública estadual da cidade de Marituba-PA durante o primeiro bimestre, tendo como temática da sequência a Literatura Feminina, como uma alusão ao dia internacional da mulher, a fim de complementar as práticas do professor de Literatura frente aos avanços da pós-modernidade com o letramento literário, a multimodalidade e a multissemiose. Trata-se de uma pesquisa do tipo ação com abordagem qualitativa, subsidiada pelas ideias dos autores Schneuwly e Dolz (2010), Eagleton (1997), Lobo (1998), Bakhtin (1997), Perrone-moisés (2016), Martins (1986), entre outros, norteada pela questão “Será que o uso e aplicabilidade de vídeoartes melhoraria o ensino de literatura na educação básica?”. Os resultados do trabalho comprovaram a interação por parte dos discentes ao explorar aspectos referentes à interpretação, à reflexão crítica e ao uso das novas tecnologias. Logo, o uso de videoartes mostra-se promissor ao processo de ensino-aprendizagem de Literatura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 612kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura. Sequência Didática. Videoartes. Feminino. | pt_BR |
Título: dc.title | O feminino na literatura – uso de videoartes nas práticas escolares | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Estudos Literários e suas Práticas Educativas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons