O X (Twitter) como ferramenta de aprendizagem de vocabulário e letramento em língua inglesa: um caderno de atividades para professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGabriel, Mariana Amarante-
Autor(es): dc.contributor.authorPinho, José Ricardo Dordron de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-05T15:39:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-05T15:39:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-16-
identificador: dc.identifier.otherMARIANAGABRIEL2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869442-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional consiste em um caderno contendo atividades de letramento e aquisição de vocabulário através de textos utilizados no X, voltado para professores de língua inglesa dos anos finais do ensino fundamental. É um trabalho que resulta de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. O produto é validado pela pesquisa realizada e, com seus resultados, procuramos auxiliar professores em suas aulas e, consequentemente, estudantes a obterem mais desenvoltura no processo de leitura, compreensão e uso de estruturas lexicais com maior autonomia. Ademais, com o uso das Tecnologias Digitais de Informação (TDIC), acreditamos que um maior engajamento para atividades de leitura em língua estrangeira ocorra. Este produto se justifica pela eventual ausência de textos nos livros didáticos mais próximos à realidade dos alunos, com temáticas atuais e de interesse deles. Além disso, a inclusão de estruturas tecnológicas na sala de aula, com o uso de uma rede social (no caso o X), está nos preceitos de letramento digital da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta-se como uma ferramenta significativa para aproximar o estudante do texto escrito em inglês. O educador que estiver interessado em outras formas de incluir textos escritos em sua aula e quiser expor seus alunos a conteúdos mais atuais da cultura midiática encontrará neste caderno uma alternativa ao uso dos textos contidos nos livros didáticos que, por vezes, não contemplam assuntos próximos ao mundo do alunado. Esperamos que este Produto Educacional gere atividades diferenciadas com o uso das TDIC na sala de aula de modo relevante e interessante a ponto de promover aprendizagem significativa, ganho de vocabulário e, quiçá, motivação para aprender inglês.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTwitter X (Rede social on-line)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Vocabuláriopt_BR
Título: dc.titleO X (Twitter) como ferramenta de aprendizagem de vocabulário e letramento em língua inglesa: um caderno de atividades para professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Inglesapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons