
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Geiza Oliveira de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vilela, Carolina de Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-05T15:03:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-05T15:03:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GEIZACARVALHO2024PRODEDUC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869441 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O material a seguir foi produzido com base em uma oficina pedagógica com atravessamentos da perspectiva decolonial. Configura-se em um compilado de informações pertinentes a educadores que desejem realizar atividades pedagógicas com base nas obras do artista plástico Maxwell Alexandre. O artista, cria da Rocinha, apresenta em suas obras provocações quanto à nomenclatura “pardo”, ao criar a série/exposição Pardo é papel, e busca subverter signos ao desenhar pessoas pretas em situação de poder e conquista. MW, como assina, está em franca projeção no cenário nacional e internacional e possibilita uma infinidade de abordagens pedagógicas em diferentes disciplinas e contextos. Além da indicação das principais obras e séries do artista, o professor encontrará um glossário contendo rubricas presentes em suas telas, de modo que se aproprie das marcas e referências recorrentes nas obras de Alexandre. Há neste material algumas sugestões para aplicação de oficina pedagógica com as obras de Maxwell, bem como sugestões de utilização de algumas artes em específico. É um material aberto a adaptações, e cada educador poderá criar atividades com base nos subsídios aqui fornecidos. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Maxwell Alexandre | pt_BR |
| Título: dc.title | Pardo é papel: guia para utilização das obras de Maxwell Alexandre em contextos pedagógicos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GEIZACARVALHO2024PRODEDUC.pdf | 5,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869441/2/GEIZACARVALHO2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons