Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Francisco, Sueli Encarnação | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kuperman, Esther | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-05T13:53:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-05T13:53:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | SUELIFRANCISCO2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869438 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido após pesquisa acadêmica desenvolvida no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II/RJ, cuja dissertação intitula-se Alfabetização e Racismo no Contexto da Pandemia: uma proposta antirracista e decolonial. A pandemia da COVID-19 trouxe impactos para toda sociedade, na saúde, na economia e, especialmente no ensino. Estudos mostram que a população negra foi uma das mais atingidas com consequências em diversas áreas, inclusive sociais e educacionais. Uma das possíveis explicações para esse impacto de recorte racial é o fato de que o racismo estrutural atinge os sujeitos em todas as instâncias sociais, sem excluir o ambiente escolar. Diante desta realidade, esta pesquisa parte do seguinte problema: uma proposta pedagógica voltada para a educação antirracista pode colaborar para que os estudantes em fase de alfabetização sejam menos afetados pelos impactos da pandemia da Covid-19? O estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta pedagógica antirracista que minimize os problemas causados pelo racismo na alfabetização e que foram agravados pelo contexto histórico da pandemia. Este produto educacional contém roteiros para desenvolver oficinas pedagógicas entre docentes, com o objetivo de trazer reflexões de práticas antirracistas e decoloniais na ducação. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação decolonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | Roteiro para oficinas pedagógicas antirracistas e decoloniais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SUELIFRANCISCO2024PRODEDUC.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869438/2/SUELIFRANCISCO2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons